Professores de Maracanaú conquistam 1/3 da jornada para planejamento, em cumprimento à Lei do Piso

aprovado13O Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação no Município de Maracanaú (Suprema) conquistou, em meio às negociações da Campanha Salarial 2014 dos professores da cidade, a implantação de um terço da jornada de trabalho para atividades extraclasse e planejamento, ou seja, 33% da dedicação semanal do professor, com início previsto para o próximo dia 12 de fevereiro.

O instrumento está previsto na Lei Federal nº 11.738/08, conhecida como a Lei Nacional do Piso do Professor, que fixa condições mínimas de trabalho e de remuneração dos profissionais do magistério público da educação básica.

Agora os professores de Maracanaú passarão a contar com o cumprimento de no máximo 2/3 de sua jornada de trabalho em sala de aula e 1/3 de sua jornada na execução de atividades extra-classe. Para uma regime de trabalho de 20 horas semanais, por exemplo, 7 horas são reservadas a atividades extraclasse. Destas, 4 horas devem ser destinadas a estudos, planejamento e avaliação do trabalho. As outras 3 horas ficam a critério do professor.

Mais professores

Foram convocados, no início de janeiro de 2014, 41 professores e, com a implantação do 1/3 para planejamento, serão convocados, até o dia 15 de fevereiro, mais 213 professores pedagogos, para a educação infantil e fundamental, e professores de hora aula das diversas disciplinas.

“Não se pode falar em qualidade de educação se os professores não tem tempo para preparar as aulas. Esta é uma vitória em prol da qualidade da educação pública. Essa é mais uma conquista dos nossos direitos, com certeza teremos um salto na qualidade do ensino público ofertado neste município. Com certeza serão menos licenças médicas e uma categoria com mais tempo para planejar as suas aulas e se especializar, quem ganha com isso são as crianças e adolescentes que terão em sala de aulas um professor mais preparado e disposto”, comemora Joana D’arc, presidenta do Suprema.