Professores de Maracanaú realizam o primeiro ato do estado de greve no MP

O Suprema realizou, na manhã desta sexta-feira (22), o primeiro ato do calendário de mobilizações do estado de greve dos profissionais da educação de Maracanaú. A manifestação ocorreu na sede da Promotoria de Justiça da Comarca do Município – Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Os servidores foram pedir a mediação do MP nas negociações da Campanha Salarial 2016, já que não houve avanços nas discussões entre Prefeitura e trabalhadores.

Os professores protocolaram um pedido de audiência contendo a pauta da categoria, que inclui o fim dos sábados letivos, a destinação dos recursos de precatório do antigo Fundef para os professores, a melhoria das condições física das escolas e um reajuste salarial de 11,36%, conforme orienta o Ministério da Educação (MEC) para os profissionais do magistério público nacional.

Três reuniões e nenhum avanço
O estado de greve foi deliberado em assembleia da categoria, realizada na última quarta-feira (20), em virtude de o sindicato ter se reunido três vezes com o prefeito Firmo Camurça, sem que nenhum retorno positivo tenha sido dado à proposta dos trabalhadores. A assembleia também aprovou uma agenda de mobilizações:

27.01 – Reunião de Apresentação do Estudo: “Realidade e Perspectivas do Fundeb de Maracanaú”. Em três turnos: de 8 às 10h, de 14 às 16h e de 18 às 20h. Local: Suprema (Rua Manoel Pereira, 191);
28.01 – Ato na CE 060, em frente a CEASA, às 8 horas;
04.02 – Ato de pré-carnaval, chamado de “Bloco da Liseira”. Local: Sede do Suprema, às 16 horas

Atos regionais

11/02 – Regional II – Local: Praça da Escola Adauto Ferreira (Timbó) – 15 horas

12/02 – Regional III – Local: Praça do Dionísio (Pajuçara) – 15 horas

15/02 – Regional I – Local: CDL (Final da Av. 5 do Jereissati I) – 15 horas

16/02 – Regional IV – Local: No Campo em Frente à Escola Júlio Cesar (Alto Alegre) – 9 horas

16/02 – Regional V – Local: Praça do Novo Oriente (Av. Central) – 15 horas

17/02- Regional VI – Local: Praça da Escola Valdênia (Parque São João) – 15 horas

Os encontros regionais, previstos para acontecer às 15h30, são preparatórios à grande Assembleia Geral dos profissionais de educação de Maracanaú, que pretende, se não houver nenhum avanço rumo ao reajuste de 11,36%, deflagrar a greve geral. A atividade está marcada para o dia 18 de fevereiro, às 15 horas, em local a ser definido.