Suprema participa da Conferência Municipal de Educação

Membros da Diretoria do Suprema participaram da Conferência Municipal de Educação de Maracanaú 2018, no dia 29 de junho, na Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste – FADESNE. O encontro reuniu diversos representantes da comunidade escolar, tais como: professores, alunos do ensino básico, técnico e superior, pais, servidores e gestores para discutir e avaliar diretrizes em âmbito nacional, no tocante à Educação.

A conferência foi dividida em três partes: Abertura, com votação do Regimento da Conferência, Plenária de Eixos e Plenária Final. Os participantes foram organizados em grupos com base nos Oito Eixos temáticos. Esse momento aconteceu no período da tarde, na perspectiva de discutir separadamente os temas relacionados às políticas para a garantia do direito à Educação de qualidade, gratuita e laica. Já na Plenária Final, elegeram-se os Delegados para a 3ª Conferência Estadual de Educação, que será realizada no dia 08 de agosto, no Centro de Eventos, em Fortaleza. Clayton Bezerra, Secretário de Assuntos Jurídicos e Direitos Humanos do Suprema, foi um dos eleitos como representante titular dos professores de Maracanaú.

Clayton Bezerra, que integrou o grupo de discussões do Eixo 8 (Plano decenais, SNE e Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social), conta que a experiência foi bem proveitosa, porque conseguiram medidas importantes. “O eixo 8 discutiu basicamente sobre o orçamento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, também sobre entes públicos e privados que colaboram com a taxação e com investimentos destinados à Educação. Como estávamos no período de reformulação da LDB, o que acontece a cada 10 anos, nós conseguimos uma inovação e com isso propor uma alteração na lei”.

Para Ana Rosa Mendes foi um privilégio participar de um evento municipal que avalia o que tem sido pensado em âmbito nacional para a Educação. “Eu considero esse Fórum muito importante para a sociedade, pelo fato dele reunir vários atores da Educação do município, demonstrando assim uma forma de garantir, de maneira democrática, a nossa coparticipação nas proposições acerca da consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e do Plano Nacional de Educação (PNE)”, destaca Secretária-Geral do Suprema.

A Secretária optou pelo grupo que discutiu sobre o Eixo 7 (Planos Decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação – Formação, Carreira, Remuneração e Condições de Trabalho e Saúde), o fez por achar conveniente e pertinente à conquista histórica da categoria do Magistério de Maracanaú, o tão aguardado PCCR. Ana ainda informa que tudo o que for proposto a cada término dos encontros municipais, estaduais e federais vigorarão por 10 anos, por isso são chamados de plano decenais. “Em virtude disso, precisamos ser bastante criteriosos nas reformulações das leis”, defende.