Suprema e Vereadores discutem o PL 40/2021 que suspende a reposiçaõ da inflação das/os servidores de Maracanaú

O Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação de Maracanaú (Suprema), hoje, 19 de maio de 2021 através do Presidente Pedro Hermano e a Diretora Nivia Marques, acompanhados do assessor jurídico da entidade, participaram de reunião na Câmara Municipal de Maracanaú, com a presença dos vereadores, Capitão Martins, Presidente em respondência; Cristiano Almeida, líder do governo; Aline do Hospital, Lucinildo Frota, Berin, Inspetor Morais, Paulinho do Cezinha, Edizio Moreira, Jeorgenes Castro foi debatida a importância da retirada de Pauta do Projeto de Lei do Executivo nº. 40/2021, tendo em vista a ausência de debate com os servidores e sua representação, o referido projeto suspende a data-base do reajuste geral anual até findar o Estado de Calamidade.

O Presidente Pedro Hermano apresentou argumentos contrários ao referido Projeto de Lei, considerando a necessidade da reposição inflacionária de 4,52% (quatro vírgula cinquenta e dois por cento), tendo em vista o aumento do custo de vida e a necessidade de valorização dos servidores municipais.

A Diretora Nivia Marques solicitou a abertura do diálogo com o Poder Executivo, ressaltando a necessidade da participação dos servidores e de sua representação. Apresentou ainda os aspectos de retirada de direitos, exemplificando o auxílio-alimentação suspenso e a retomada de forma parcial, bem como a ausência no suporte à categoria e comunidade escolar.

Em contra argumentação, os representantes do legislativo defenderam a necessidade de análise das condições financeiras do município, alegando o agravo com a situação da pandemia. Também colocaram-se à disposição para o diálogo e informaram a retirada de pauta do projeto, que agora será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e ainda pela Comissão de Educação, com data marcada para a segunda, 24 de maio.