NOTA DE REPÚDIO À ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE CANINDÉ DIANTE DAS ARBITRARIEDADES COMETIDAS CONTRA SERVIDORAS E SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO E A SUA ENTIDADE REPRESENTATIVA, O SINDSEC.

Suprema une-se a várias entidades sindicais e endossa apoio ao Sindsec e às(os) servidoras(es) de Canindé contra às arbitrariedades promovidas pela gestão municipal. CONFIRA O TEXTO DA NOTA ASSINADA ABAIXO:

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Canindé – STTRAF vêm a público repudiar o tratamento arbitrário e intransigente perpetrado pela prefeita de Canindé, senhora Rosário Ximenes, contra às servidoras e servidores públicos do município e suas legítimas reivindicações. Ao mesmo tempo, expressam sua solidariedade e apoio à entidade organizativa da categoria, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canindé – SINDSEC, na luta e defesa da garantia de direitos.

Como organizações dos trabalhadores e trabalhadoras, posicionam-se frente à política perversa que tem golpeado as servidoras e servidores de Canindé:

  1. Argumentando sobre as dificuldades ocasionadas pela crise sanitária que estamos vivenciando e a exemplo do desgoverno de Jair Bolsonaro, a prefeita tem aproveitado a situação para “passar a boiada” adotando medidas que prejudicam os direitos conquistados através de muita luta, tais como, a ascensão das professoras e professores e o adicional por tempo de serviço – ATS de todas as servidoras e servidores de Canindé, já assegurados por lei, consolidados e que, portanto, eram tidos como certos a cada ano.
  2. Contando com o apoio de quase toda a câmara de vereadores, a prefeita também se ocupou de enviar ao legislativo um projeto propondo que mesmo após a aposentadoria, servidoras e servidores públicos municipais continuassem pagando contribuição previdenciária. Nesse ponto, conseguiu superar até a ofensiva na reforma da previdência do governo federal, mas felizmente tal projeto absurdo encontra-se anulado pela justiça.
  3. Além disso, a gestora municipal vem tentando deslegitimar o SINDSEC com artimanhas bem conhecidas da “velha” política, inclusive, com resquícios do coronelismo. Assim, por intermédio de vereadores, utiliza-se da tentativa de cooptação de algumas categorias buscando negociar individualmente com as pessoas e invalidar a função do sindicato.
  4. Por último, a gestora municipal encaminhou ao legislativo de Canindé, um Projeto de Lei com a clara intencionalidade de desmantelar a conquista histórica das trabalhadoras e trabalhadores que é a organização sindical. No pacote de maldades deste Projeto está previsto o afastamento da direção do sindicato sem remuneração e a redução da quantidade de servidoras e servidores liberados para a entidade sindical.

Diante do exposto, reafirmamos nosso compromisso com a classe trabalhadora e a firmeza no combate a toda opressão. Também conclamamos a população canindeense a se indignar e se manifestar contra essas arbitrariedades.