Dia do(a) Professor(a): Nada a comemorar em Maracanaú

O Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação de Maracanaú (Suprema) vem a público, neste 15 de outubro, DIA DO (A) PROFESSOR (A), DESTACAR que a Greve é um direito fundamental assegurado pela Constituição Federal, bem como por Tratados Internacionais de Direitos Humanos ratificados pelo Brasil, “competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender” (art. 9º da CF/88).

ENFATIZAR a legitimidade dos interesses que se pretende defender por meio da Greve como movimento justo e adequado de resistência dos trabalhadores que lutam pela imediata implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) do Magistério, mesmo que de forma gradativa. Ou seja, colocá-lo em prática da maneira como foi elaborado e prometido em mesa de negociação, sem nenhum direito a menos e sem nenhum condicionamento.

REPUDIAR toda a insensibilidade e intransigência do prefeito de Maracanaú Firmo Camurça, que mesmo sendo filho e esposo de PROFESSORA, debocha do movimento paredista dos professores, quando menciona que apenas 250 profissionais estão com suas atividades paralisadas, enquanto fotos e vídeos mostram cerca de 90% dos professores das 86 escolas de Maracanaú participando greve. Além de violar os direitos fundamentais dos educadores contidos na Lei do Piso do Magistério, o Suprema pergunta até quando o prefeito vai tentar esconder a greve da população, sem permitir que as crianças que estão indo às escolas votem para casa e sejam assistidas por MONITORES, e em muitos casos por PORTEIROS e MERENDEIRAS (profissionais que não tem formação para estarem em sala de aula), já que os professores estão com as suas atividades paradas? É preciso frisar que enquanto sonega prerrogativas dos professores concursados, o gestor mantém centenas de cargos comissionados, ocupados por apadrinhados políticos, ou seja, uma gigantesca folha de pagamento formada por uma soma de bajuladores improdutivos, mantidos com dinheiro do povo.

E por fim RESSALTAR o compromisso institucional do Suprema com a defesa dos direitos dos Servidores da Educação de Maracanaú pela construção de uma sociedade livre, justa, solidária e com trabalho decente. E mesmo sem nada a comemorar na Educação desse município, o Suprema saúda todos os professores e todas as professores pelo seu dia.