Demandas de secretários, de intérpretes de libras e de mães de filhos com deficiência são discutidas com vereadores de Maracanaú

No último 22 de fevereiro, a sede do Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação do Município de Maracanaú (SUPREMA) foi palco de uma reunião entre representantes sindicais, vereadores e profissionais da educação. A reunião, sugerida pelos profissionais da educação, teve o objetivo de abordar demandas das(os) trabalhadoras(es) do setor e que constam em propostas legislativas em discussão na Câmara Municipal ou na agenda política de parlamentares.

A presidenta do Suprema, Nivia Marques, conduziu a reunião que contou com a presença dos vereadores Jeorgenes Castro e Ivonaldo Lima, ambos do município de Maracanaú. O debate girou em torno de diversas demandas apresentadas por secretárias(os) escolares, intérpretes de Libras e profissionais da educação com filhas(os) com deficiência.

Inicialmente, a presidenta apresentou as propostas das(os) secretárias(os) escolares e intérpretes de Libras para inclusão no atual Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) do município e o descongelamento do PCCV vigente. Além disso, destacou a dificuldade enfrentada por profissionais em educação mães de filhos com deficiência que, ao reduzirem suas cargas horárias, tiveram o auxílio-alimentação cortado. 

Paula Patrícia e Nivia Magalhães, representantes das mães de filhos com deficiência, detalharam as adversidades após a redução de suas cargas horárias, enfatizando a perda do benefício alimentar e as barreiras para ascensão profissional.

O vereador Jeorgenes Castro destacou a necessidade de diálogo e propôs uma reunião com o prefeito Roberto Pessoa para discutir as mudanças nas políticas públicas municipais e sugeriu a criação de uma bonificação exclusiva para profissionais da educação com filhas(os) com deficiência.

As(os) intérpretes de Libras, representadas(os) por Maria de Jesus e Rodrigo Jadiel, questionaram o vereador Ivonaldo Lima sobre a proposta de inclusão no PCCR do magistério. O vereador comentou que o projeto de indicação foi levado à Câmara e expressou seu comprometimento em levar a proposta ao prefeito.

Cícero Gomes, representante das(os) secretários escolares, reforçou a necessidade de inclusão no PCCR do Magistério e a defasagem salarial causada pelo congelamento do plano vigente, destacando a falta de reajustes salariais desde 2016.

Após um debate construtivo e colaborativo, as e os participantes chegaram a um acordo e deliberaram por avançar nas medidas e articulações para a equiparação salarial de intérpretes, instrutores e secretárias(os) ao magistério, o descongelamento do PCCV vigente e a criação de uma lei específica para a restituição do auxílio-alimentação de mães e pais de filhos(as) com deficiência.

“O papel do Suprema é fazer com que todos os atores públicos da cidade trabalhem para a garantia dos direitos das e dos profissionais em educação. Essas decisões conjuntas, dialogadas, refletem o nosso compromisso. O sindicato, as e os profissionais aguardam agora as próximas etapas desse diálogo”, conclui a presidenta do Suprema.