Assembleia Geral elege representantes da base para o Conselho do Fundeb de Maracanaú

Na noite desta quarta-feira (30 de novembro) foi realizada, em formato virtual, Assembleia Geral Extraordinária, que deliberou sobre três importantes pontos da pauta: possivel adiantamento do ⅓ de férias; eleição dos representantes no Conselho do FUNDEB e o pré-lançamento da Campanha Salarial 2023.

Após acolhida, foi dados os principais informes e posto em votação a possível antecipação do ⅓ de férias de 2023 pela prefeitura. O ponto foi totalmente rechaçado pela categoria, tendo apenas um voto favorável à ideia de antecipação de férias.

Na sequência, foi apresentado à categoria o processo de construção da Campanha Salarial e suas relação com as campanhas salariais de outros sindicatos de Servidores Municipais do Ceará e do Brasil. Dando seguimento, a categoria escolheu a data da plenária que irá avaliar, encaminhar e aprovar a pauta da Campanha Salarial 2023 em conjunto com a diretoria do Suprema, deliberando que a primeira reunião para construção da pauta será no dia 25 de janeiro, às 16h, na sede do Sindicato, onde será aberta para participação de toda categoria, sendo imprescindível a presença de pelo menos um representante por Escola. Já o lançamento da Campanha Salarial 2023 ficou marcada para o dia 1º de fevereiro, às 16h, em frente ao Paço Municipal de Maracanaú.

O último ponto discutido na noite foi a escolha do representante do segmento professor(a) para o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (Cacs Fundeb). Após o relato dos atuais conselheiros do segmento, os professores Francisco Honório e Francisco Glauberto, que expuseram suas experiências e os desafios para essa função. Em seguida, três nomes se colocaram na disputa. Após apresentação dos candidatos e uma disputa acirrada, foram eleitos o professor César Lima Costa como titular, e o professor Emílio Regis Penha para suplência do CACS FUNDEB.