Vilani Oliveira é eleita presidente da Confederação dos Servidores Municipais das Américas

A Secretária de Formação e Política Sindical do Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação de Maracanaú (Suprema) e presidenta da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), Vilani Oliveira, foi eleita nesta quarta-feira (19/06) presidenta da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal das Américas (Contram/ISP).

A eleição aconteceu durante a realização do 2º Congresso da entidade, em Buenos Aires, Argentina. A atividade integra as atividades promovidas na cidade pela Internacional de Serviços Públicos (ISP Interamérica), entre os dias 18 e 28 de junho.

Juntamente com Vilani, participam do evento, a presidente da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), Enedina Soares, e a diretora executiva da Federação e representante da entidade no Comitê Executivo Interamericano da Internacional de Serviços Públicos (ISP), Socorro Pires. Suas atuações foram fundamentais na articulação, que conduziu a sindicalista ao novo posto.

Ao ser eleita, Vilani agradeceu o apoio do Suprema e da Fetamce: “Quero agradecer ao meu sindicato do base, sindicato dos professores de Maracanaú, no Estado do Ceará, onde tudo começou – minha militância sindical. Agradecer também à minha Federação, a qual tive a oportunidade de ser Secretária-geral e à Confetam, de onde sou a presidenta. Agradecer, sobretudo, às mulheres, que são as mais injustiçadas em toda a estrutura deste sistema capitalista, apenas por demonstrarem a sua força contra o patriarcado, disse.

Vilani sabe das dificuldades pelo qual o mundo está passando por conta da onda de retrocessos instaurada, mas também acredita que lutar para mudar o que está posto é tarefa para líderes sindicais. “Pretendo lutar para a concepção de uma sociedade mais justa e igualitária. A construção desse novo sistema, que nunca foi alcançado, passa, necessariamente pelos municípios – o lugar onde moramos, onde criamos nossos filhos – e prometo ser porta-voz para denunciar os gestores que tratam a coisa pública como se sua fosse”, destacou.

De acordo com Enedina Soares, a chegada de uma municipal cearense à presidência desta organização internacional marca o protagonismo dos trabalhadores das prefeituras do Estado. “Nossa luta nos trouxe até aqui, desde a organização da Fetamce, até a nossa articulação em nível nacional, na Confetam, e internacional, nas demandas e ações da ISP”, destaca.

As representações sindicais presentes neste encontro participam ainda da 12ª Conferência Regional Interamericana (IAMRECON), ponto alto dos dez dias de atividades chamadas pela ISP, que ocorrerá entre os dias 20 e 29.

Saiba mais

A nova presidente sucederá Paula Leite no cargo. Paula é secretária de Finanças do Sindsep-SP e da Fetam-SP. A Contram-ISP Américas é uma confederação internacional, que reúne trabalhadores do serviço público de toda a América Latina (países da América do Sul, América Central e México). Ela é o núcleo latino-americano da ISP, a Internacional de Serviços Públicos, uma organização que contempla trabalhadores públicos do mundo inteiro.