Suprema prepara mês inteiro de programação dedicada às mulheres

O Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação no Município de Maracanaú (SUPREMA), por meio da Secretaria de Políticas de Gênero, dedicará todo o mês de março a debater sobre a importância da mulher na nossa sociedade. 

A promoção do I Seminário Março das Mulheres Suprema, que traz o tema tema “Mulheres Juntas Pela Vida Semeando Resistências”, tem o objetivo de aprofundar temáticas fundamentais nesse momento, como a situação das mulheres negras e indígenas na pandemia, a atual realidade das professoras, sobre o papel da reprodução social, as vertentes do feminismo, a maternidade e o ensino de gênero nas escolas, dentre outros. Além do seminário, será disponibilizado conteúdo de formação política com dicas de livros e de filmes, com o intuito de trazer importantes reflexões para o público.

Esse evento retrata a atual conjuntura, visto que nos últimos anos as lutas e atos foram marcados pelo protagonismo das mulheres. Os movimentos de mulheres têm sido fundamentais na resistência às ameaças à democracia. Essas manifestações tiveram grande participação feminina com uma pluralidade racial, sexual, comportamental, de classes sociais e faixa etária, mas sobretudo jovens, inclusive com ampla repercussão internacional. Podemos avaliar que esses atos protagonizados pelas mulheres foram uma renovação dos feminismos contemporâneos no país e colocaram temas importantes para a sociedade, tais como combate as desigualdades de gênero, o machismo, a discriminação, a cultura do estupro, o patriarcado.

O uso das redes sociais ampliou as discussões sobre gênero, direitos e vida das mulheres a um público maior. Várias campanhas pelas redes sociais fizeram o silêncio de muitas mulheres ter fim. Assim, as “hashtags” #MeuAmigoSecreto, #NãoPoetizeOMachismo, #AgoraÉQueSãoElas, #ChegaDeFiuFiu e #MeuPrimeiroAssédio são alguns dos exemplos de campanhas que ocorreram e tiveram uma grande repercussão, que levaram milhares de mulheres a contarem sobre o machismo e outras violências que sofreram e sofrem diariamente. Com o advento da pandemia, as redes foram e são  alternativas para realização de debates, palestras e cursos sobre essa temática. Assim, o seminário fortalecerá a luta contra o machismo e unirá as mulheres a semear um futuro com dignidade.

Para Nivia Marques, Secretária de Políticas de Gênero do Suprema, “essa atividade para nossa categoria se conecta com a conjuntura atual que ameaça os direitos de nós mulheres, professoras e trabalhadoras diante do desgoverno de Bolsonaro que tenta de todas as maneiras desqualificar as/os  trabalhadoras/es da educação; o debate de gênero nas escolas e o protagonismo das mulheres por uma transformação radical dessa sociedade machista na qual vivemos. Realizar esse amplo debate é fortalecer a luta das mulheres e a democracia em nosso município e país”, destaca.