Suprema discute pauta da categoria com representantes da Prefeitura e do Legislativo Municipal

Na tarde desta segunda-feira (24 de maio), o Suprema reuniu-se com representantes da Prefeitura e do Legislativo Municipal com objetivo de discutir as pautas da categoria. Participaram da audiência os diretores sindicais Pedro Hermano, Elza Sales e Nivia Marques, além dos representantes do executivo municipal, Rodrigo Mota (Chefe de Gabinete), Euler Barbosa (Secretário Executivo) e Eudásio Menezes (Assessor Sindical). Da Câmara Municipal, estiveram presentes o vereador Capitão Martins (Presidente em exercício da Câmara), os membros da Comissão de Educação, Manoel Corrêa e Silvana Maciel; e os vereadores Cristiano Almeida (líder do Governo) e a vereadora Aline do Hospital. Também participou da reunião o Professor Moaci Rodrigues, gestor da Escola César Cals Filho.

Na oportunidade, foi apresentada a Nota Técnica 01/2021 da Secretaria de Controle Externo do TCE/CE, de 19 de maio de 2021, que orienta seus jurisdicionados a respeito da Lei Complementar nº 173/2020, que instituiu o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, quanto à regulamentação de medidas temporárias e permanentes de controle de despesas com pessoal e com a Previdência Social.

Os representantes do sindicato expuseram a difícil situação da categoria e da comunidade escolar ao longo da pandemia, como a falta de suporte às aulas remotas, a suspensão do auxílio alimentação, assim como as perdas salariais, retirada de direitos, e os respectivos impactos dessa desmotivação nos resultados da educação no Município.  Após um longo debate sobre a aplicabilidade legal da Norma Técnica do TCE, os sindicalistas reforçaram a necessidade da reposição inflacionária e de alternativas para que a categoria possa ter algum ganho real,  como as progressões no PCCR e o retorno da integralidade do auxílio alimentação. Os representantes do Poder Executivo e Legislativo comprometeram-se a analisar as possibilidades. Além disso, os assessores prontificaram empenho para realizar testagem dos gestores escolares que permanecem trabalhando presencialmente. Também foi confirmada a entrega dos chips para os alunos de séries pré-determinadas pela SME em junho.