Reunião debate campanha de valorização profissional das(os) Secretárias(os) Escolares

Diretoria do Suprema e representantes de Secretárias(os) Escolares reuniram-se na noite desta quinta-feira (17 de junho), para debater a pauta da categoria.

Pedro Hermano, Presidente do Suprema, após boas-vindas ao grupo, iniciou a reunião ressaltando a importância desses encontros devido ao acúmulo de demandas do segmento. Enfatizou também a necessidade de fortalecer a pressão pela aprovação do Projeto de Lei nº 3.817, de 2020, que institui o piso salarial nacional da(o) secretária(o) escolar. O Presidente ainda defendeu a necessidade da construção de um plano de cargos para estas(es) profissionais de educação que não foram incluídos no PCCR do Magistério.

Francisco Daniel da Costa Silva, secretário da EMEF José Belisario de Sousa, deu seguimento à reunião fazendo um apanhado sobre as principais pautas da categoria, e informou que secretárias(os) estão inseridos no Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Servidores, porém o PCCV está congelado desde 2018.

O Secretário também reclamou de toda precarização das condições de trabalho, e que o segmento segue sem a devida valorização profissional. Ele narra que as gratificações não são incorporadas aos ganhos, porém assumem responsabilidades de Gestão Escolar, sendo que seus vencimentos e vantagens estão muito abaixo do patamar dos gestores. Também expôs o descontentamento com o sindicato, o que vem ocasionando o afastamento das atividades da entidade.

A diretoria do Suprema ratifica seu compromisso com estes profissionais, e que por isso mantém um membro deste segmento na diretoria. “Sempre houve essa preocupação no sindicato em ter na composição da chapa essa representatividade. Não queremos distanciamento porque isso prejudica a organização da luta sindical”, declara.

Como encaminhamento, foi agendada uma reunião presencial na sede do Sindicato, no dia 28 de junho, às 14 horas, entre diretoria e os 12 representantes regionais. Na oportunidade, serão aprofundadas as questões debatidas no encontro virtual e traçadas estratégias para pressionar o poder público a atender às nossas reivindicações.