Oitavo dia da greve dos professores ocupa a Câmara de Maracanaú

Na manhã deste 10 de outubro, os professores da rede municipal de ensino de Maracanaú ocuparam a Câmara dos vereadores, na tentativa de sensibilizar o poder legislativo em prol de suas reivindicações. A greve já se encontra no oitavo dia, sem nenhuma perspectiva de negociação por parte do prefeito Firmo Camurça.

Na sessão da Câmara, o vereador Carlos Alberto, presidente da mesa, garantiu fala à diretoria do Sindicato dos Profissionais Unificados em Educação de Maracanaú (Suprema). Primeiramente falou a presidenta do Suprema, Joana Ferreria, e em seguida Vilani Oliveira, Secretária de Formação e Política Sindical. As falas das diretorias do Sindicato foram ovacionadas pela categoria, não dando outra alternativa aos vereadores, se não encerrar a sessão e receber a categoria para conversar, já que o prefeito segue irredutível em atender as reinvindicações da categoria.

“O que ainda me espanta na Educação de Maracanaú é que após muitos anos, desde a minha entrada como professora aqui, em 1991, muitos pontos continuam iguais. Como os prédios alugados que não tem estrutura adequada para funcionar como uma escola e a valorização do professor que continua defeituosa”, declara a presidenta.

Vereadores recebem comissão de educação

Uma Comissão de Educação foi formada por membros da diretoria do Suprema e por professores para debater com os vereadores o teor da greve. O grupo pedia apoio na intermediação para estabelecer um encontro com o prefeito, na tentativa de negociar a implantação do PCCR. Os vereadores foram procurados, porque o Plano só foi aprovado da maneira que se apresenta, sem aplicabilidade, devido a seus votos favoráveis.

“Os vereadores nos devem apoio, porque aprovaram o PCCR cheio de alteração no texto na surdina, em comum acordo com o prefeito, numa manobra feita para golpear a categoria”, afirma Vilani Oliveira, presidenta da Confetam.

Apoio a greve de outras entidades sindicais

A greve dos professores de Maracanaú vem recebendo muito apoio de outras entidades sindicais. Hoje a ocupação na Câmara recebeu membros da diretoria da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Ceará – Fetamce. Além de declarar apoio, a presidenta da Federação, Enedina Soares, fez questão de integrar a Comissão de Educação acompanhar toda a reunião com os vereadores de Maracanaú.

Outro sindicato presente ao ato de hoje, foi o Sindicato dos Servidores Municipais de Caucaia (Sindsep), mais uma entidade que se soma a esta luta num momento de retirada de direitos da classe trabalhadora, que é atacada por todos os lados com leis, liminares e portarias.

A greve continua

“A greve continua até que o conflito seja solucionado”. Esta foi a palavra de ordem que conduziu a sessão da Câmara de Maracanaú e a reunião da comissão com os vereadores. Agora resta à categoria esperar que o prefeito sinalize positivamente para o que ficou estabelecido no encontro, que é a implementação do PCCR do Magistério, mesmo que de forma parcial.

A agenda de amanhã (11) é no gabinete do prefeito. Haverá um grande sarau cultural, a partir das 8 horas, organizados pelos professores, liderados pelo Suprema.

Fotos: Marcos Adegas