NOTA DE SOLIDARIEDADE

O Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação de Maracanaú (Suprema) vem a público demonstrar solidariedade às servidoras e aos servidores municipais de Fortaleza que estão em estado de greve contra a reforma da Previdência da capital do Ceará. 

Na semana passada, o prefeito Sarto Nogueira (PDT) enviou à Câmara de Vereadores duas mensagens em regime de urgência que compõem a parte inicial do projeto de reforma da Previdência. Segundo o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), as duas mensagens chegaram à Câmara no dia anterior à votação e depois das 17h. Uma das mensagens, a de número 004/21 e que trata das questões relativas à aposentadoria dos servidores, previdência complementar e outros pontos, foi aprovada nesta segunda-feira (15) em 1º turno com 31 votos a favor e 9 votos contra. Já a outra, 002/21, que traz vários prejuízos como o fim dos anuênios e licença prêmio, não foi votada em plenário, mas tramita em comissões.

Reforçamos que o golpe foi duplo nos trabalhadores municipais da capital. Além de estarem em plena campanha salarial, em que o prefeito prometeu abrir a mesa de negociação, ele envia em regime de urgência texto para prejudicar a vida destes profissionais, seguindo a cartilha do presidente Bolsonaro e do Ministro Paulo Guedes, tratando servidor público como inimigo. 

Diante do exposto, reforçamos o nosso apoio à luta dos companheiros de Fortaleza e entoamos o mesmo grito de basta destes governos antipovo, que só promovem desmonte do Estado, alimentando a opressão e a exploração da classe trabalhadora.