Milhares de trabalhadores vão às ruas do Centro de Fortaleza em caminhada estadual do Dia do Trabalhador

10314520_10201707916091489_928029223151969526_nMilhares de trabalhadores atenderam ao chamado da seção local da Central Única dos Trabalhadores – CUT-CE e foram às ruas do Centro de Fortaleza na tarde de hoje (30/4) em caminhada do Dia do Trabalhador. Ainda que na véspera do 1º de maio, o evento reuniu entidades sindicais e pessoas de todo o estado. A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal no Estado do Ceará – Fetamce marcou presença, assim como dezenas de representantes de sindicatos de servidores municipais filiados.
Joana Almeida, presidenta da CUT-CE, destacou a participação massiva dos trabalhadores, apoiadores e populares, que preencheram as ruas da Capital. Segundo ela, o evento, que este ano esteve organizado em alas, tem como meta debater com os vários ramos profissionais que formam a Central, assim como toda a sociedade, que a luta por direitos precisa avançar em muitas frentes ainda. “Não temos conquistadas essenciais como a reforma agrária, reforma do sistema político, e universalização do trabalho decente, questões muito caras para toda a sociedade”, frisou.
Para Enedina Soares, presidenta da Fetamce, não basta avanças nos direitos, é necessário garanti-los. Para explicar a questão, ela citou a Lei do Piso do Magistério, aprovada em 2008, que não foi plenamente atendida pela maioria do estados e municípios brasileiros, assim como a universalização do salário mínimo, que ainda precisa avançar. “No caso do salário mínimo, ainda tem gente ganhando menos que isso. Não pode, é ilegal. Por isso, a afirmo que todo dia batalhamos por mais direitos, mas todo dia também lutaremos para que estes sejam atendidos e preservados”, enfatizou.
Empolgação dos comerciários e populares
A caminhada também foi marcada pelas manifestações de alegria e empolgação de comerciários e populares que frequentavam o bairro comercial. “A vida não tá fácil mesmo. Temos mais é que ir atrás dos nossos direitos. Essa manifestação tem que ser feita todo dia”, falou Anderson Silva, balconista.
O evento contou com a participação de lideranças nacionais da CUT, como o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM), Paulo Cayres, do secretário Nacional de Organização da CUT, Jacy Afonso, e da Secretária Nacional de Relações do Trabalho da Central, a cearense e servidora municipal Graça Costa.