Suprema recebe lançamento do Comitê de Maracanaú por uma Constituinte do Sistema Político Brasileiro

constituinte-exclusivaO Sindicato dos Profissionais de Educação de Maracanaú (Suprema) convoca o conjunto dos trabalhadores do magistério da cidade, assim como associações, movimentos sociais e demais membros da sociedade civil para o lançamento do Comitê de Maracanaú da Campanha Nacional por uma Constituinte do Sistema Político Brasileiro. O evento acontece na sede do Suprema (Rua Manoel Pereira, 191, Centro), no dia 10 de maio, às 13 horas.

O debate sobre a criação de um Plebiscito Popular ocorreu após as mobilizações de junho de 2013, nas quais jovens de todos os estados manifestaram-se contra o transporte urbano, problemas de infra-estrutura e, dentre outros, o atual modelo político do país. Em resposta às manifestações, a presidenta Dilma Rousseff fez um pronunciamento em cadeia nacional e convocou uma constituinte para debater a reforma política. Apesar de a ideia ser refutada por grupos que se encontram no poder, e têm maior representação no Congresso Nacional, os movimentos social, sindical e demais organizações se articularam e estão organizando um plebiscito nacional para mudar o sistema político. A consulta popular ocorrerá entre os dias 1º e 7 de setembro de 2014. A população brasileira deverá responder a uma única pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”

O objetivo da atividade é reunir diversos movimentos sociais, sindicais, movimento estudantil e demais organizações para socializar o conteúdo da campanha nacional do Plebiscito Popular e preparar multiplicadores para o trabalho de base no estado do Paraná.