A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) lançou no último sábado (14 de dezembro), no Hotel Nacional, a Campanha Salarial Nacional Unificada 2020 dos Servidores Públicos Municipais. O lançamento integra o programa da reunião da Direção Nacional ampliada da entidade, agendada para 14 e 15 de dezembro, em Brasília.
O encontro de dois dias contou com a participação de dirigentes das federações estaduais filiadas, de sindicatos municipais e regionais da categoria, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais convidados.
Com o tema “A Esperança Tá na Rua – É tempo de derrotar o neoliberalismo e defender o serviço público!”, a Campanha Salarial Nacional Unificada 2020 mobilizará servidores de prefeituras de todo o Brasil em torno da luta em defesa da pauta dos trabalhadores do serviço público municipal, composta este ano por 16 itens.
A categoria reivindica serviço público de qualidade; valorização das trabalhadoras e trabalhadores do setor; garantia da estabilidade; concurso público; negociação coletiva de trabalho; reajuste salarial com ganho real; liberdade de organização sindical; Plano de Cargos e Salários; Fundeb permanente; educação pública, laica e de qualidade; verbas para o SUS e o SUAS; revogação da EC 95 e das reformas neoliberais, entre elas a trabalhista e da Previdência; além da defesa da soberania nacional, da Petrobrás e das estatais.
O detalhamento da pauta de reivindicações foi apresentado durante o lançamento da Campanha e serão distribuídos materiais de divulgação da campanha a serem compartilhados pelas federações e sindicatos de servidores públicos municipais com os trabalhadores da base de todos os municípios onde a Confetam/CUT está organizada.