Assembleia aprova 4% de reajuste salarial para professores de Maracanaú

Realizada na tarde desta quinta-feira (14 de março), no Auditório do Centro de Desenvolvimento Educacional do Colégio 7 de Setembro, Assembleia Geral Extraordinária que deliberou sobre a Campanha Salarial 2019 dos profissionais da Educação de Maracanaú. A assembleia foi conduzida pela presidenta do Suprema, professora Joana Ferreira, e aprovou, por ampla maioria, a contraproposta da prefeitura de 4% de reajuste salarial, de forma parcelada. A proposta da Prefeitura é oriunda de reunião de negociação que aconteceu em 08 de março. 

Declarando estar no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), resultado do segundo quadrimestre orçamentário anual, o prefeito Firmo Camurça ofereceu 4% de reajuste, sendo 3,43% (INPC) ainda na folha de março e 0,57%, para agosto, após a avaliação do segundo quadrimestre de 2019.

Como a categoria, liderada pelo Suprema, reivindicava 4,17%, percentual estabelecido pelo MEC para 2019, as duas propostas foram colocadas em votação:

  • 4% de forma parcelada (3,43% para março e 0,57% para agosto) ou
  • 4,17%, mas esperar o resultado do segundo quadrimestre, em agosto, para verificar o desempenho do município.

A categoria achou por bem não arrastar o fechamento da Campanha até agosto, assim venceu a contraproposta da prefeitura. Vale salientar que o percentual de 4% é o mesmo a ser aplicado para o reajuste do vale alimentação da categoria.

Joana Ferreira informa que a prefeitura será oficiada ainda nesta sexta-feira (15 de março) acerca da decisão da categoria. “Vamos enviar imediatamente a ata da assembleia com todos os pontos discutidos, bem como estaremos atentos ao texto do projeto de lei que será enviado à Câmara para aprovação do reajuste para que não tenhamos nenhuma surpresa. E ainda, continuaremos junto à Secretaria de Educação buscando avançar nos demais pontos de pauta”, acautela a presidenta do Suprema.

Demais pautas

Estando o município no limite da LRF, não foi possível tratar sobre o avanço da implantação do PCCR, tendo sido acordado que as demais pautas serão tratadas com a Secretária de Educação, na próxima semana. O Suprema aguarda a data da primeira reunião com o Secretário e seus assessores.