Suprema tem sua primeira reunião com o Secretário de Educação, George Valetim, para debater reivindicações da categoria do Magistério

Na manhã desta quarta-feira (13 de janeiro), o presidente do Suprema, Pedro Hermano; a Vice-presidenta, Elza Sales; o Secretário Geral, Francisco Honório; a Secretária de Políticas de Gênero, Nivia Marques e a Secretária de Assuntos Jurídicos e Direitos Humanos, Vivianne Chaves, além de Neto Santos, delegado de base, reuniram-se com o Secretário de Educação, George Valentim, e parte de sua equipe, na sede da Secretaria de Educação de Maracanaú (SME). O encontro tinha o cunho de apresentação mútua, porém também foi permeado pelas causas reivindicadas pela categoria.

O primeiro ponto levantado foi a suspensão do auxílio-alimentação por meio da Lei 2.932/2020. A comissão relatou o ponto como desvalorização da categoria por, em plena pandemia, num momento em que os professores estavam mais fragilizados, um direito adquirido ser retirado de forma arbitrária. Também foi reivindicado uma data específica para o pagamento dos profissionais em Educação. Atualmente os proventos são pagos até o quinto dia útil de cada mês. O secretário se comprometeu a apresentar as demandas em reunião com o Prefeito Roberto Pessoa.

Para situar o Secretário, foi apresentado um resgate da situação dos professores ao longo da pandemia, passando pela falta de diálogo entre SME, categoria e Suprema, bem como a falta de suporte técnico, pedagógico e financeiro para os profissionais da Educação. A questão dos estudantes e da comunidade escolar, como a entrega insuficiente de cestas básicas, também foi cobrada pelo grupo.

O grupo reivindicou do Secretário um plano efetivo para o ano letivo de 2021, que se iniciará de forma remota. Valentim sinalizou a realização de reuniões com os técnicos da SME sobre o assunto.

O sindicato cobrou a efetivação dos protocolos sanitários para o funcionamento das escolas durante o período de pandemia, como por exemplo, testagem, aferição de temperatura, tapete sanitizante, disponibilização de álcool em gel, sobretudo para a segurança dos profissionais que estão trabalhando presencialmente. O secretário afirmou que convocará o sindicato para uma reunião em conjunto com a Secretaria de Saúde.

“Já nessa primeira reunião deixamos bem claro a insatisfação da categoria diante da precarização do nosso trabalho ao longo desse período e estaremos sempre cobrando que nossas reivindicações sejam atendidas o mais breve possível”, salienta Pedro Hermano, presidente do Suprema.

Uma próxima reunião já está agendada para o dia 28 de janeiro, para a retomada dos pontos abordados nesse primeiro encontro, além de apresentar a pauta da Campanha Salarial 2021.