Reunião de Delegados de base elege novos Conselheiros do Fundeb

Realizada na manhã desta terça-feira (14 de janeiro), na sede do Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação de Maracanaú (Suprema), a primeira reunião do ano com os Delegados de base e os representantes de escolas. Na programação, eleição para o Conselho do Fundeb; construção da pauta da Campanha Salarial 2020 e ainda comemoração do Dia dos Aposentados.

O professor Pedro Hermano foi reconduzido ao cargo de Conselheiro do Fundeb para mandato 2020/2022. Na votação, ele foi seguido pela professora Ana Regina, que entra para o Conselho como sua suplente. Ainda concorreram ao cargos os professores: Francisco Honório, que finaliza seu mandato agora; Glauberto Nascimento e Edilson Pena.

Para Hermano, atual presidente do Conselho, é de suma importância manter representante da categoria do Magistério no Conselho. “Nós acompanhamos de perto todos os recursos aportados e os seus destinos, assim podemos esclarecer dúvidas da categoria junto ao nosso sindicato de base, opinando na tentativa de melhorar o andamento dos processos. Indagar, cobrar e insistir são verbos que não podem deixar de ser conjugados neste pleito”, destaca o professor.

A professora Ana Regina ficou muito animada com a sua eleição e promete unir forças com o atual presidente. “Eu sempre fui curiosa acerca destes recursos, tenho muitas dúvidas ainda, existem lacunas que precisam ser preenchidas. Podem contar comigo como um membro que fiscalizará cada ponto”, declara.

Campanha Salarial 2020

A Campanha Salarial 2020, que traz o tema A Esperança Tá na Rua, foi pré-lançada na reunião e tem previsão de lançamento oficial para 12 de fevereiro. A categoria foi unânime que a campanha deste ano deve cobrar e não abrir mãos de pontos que não foram cumpridos nas anteriores, como a redução de carga-horária que continua sendo requerida na justiça e o percentual de 0,57% do reajuste que não foi concedido após o segundo semestre de 2019, conforme combinado – um acinte e completo desrespeito à categoria.

Vale salientar, que este reajuste – ponto de pauta da campanha salarial 2019 – estava condicionado ao desempenho positivo das contas do município no quadrimestre, o que aconteceu, porém o prefeito priorizou pagar gratificações atrasadas e promoções/progressões de outros servidores – o que também é justo –, mas por outro lado, mais uma vez deu um golpe nos professores. Será mesmo que não seria possível cumprir com este ponto de pauta?

Conheça a pauta da campanha salarial 2020:

  1. Reajuste salarial e vale alimentação de 12,84%, linear e retroativo a janeiro de 2020;
  2. Reajuste salarial pendente de 0,57% da campanha de 2019;
  3. Promoções por títulos e progressões por tempo do PCCR e assegurar a implantação dos 100% do PCCR do Magistério;
  4. Incorporação da gratificação dos secretários escolares e professores da educação especial;
  5. Vale alimentação para instrutores (7 profissionais) e intérpretes (17 profissionais) de Libras;
  6. Assegurar a redução de carga horária por tempo de serviço, suspensa desde 2016;
  7. Revogar a Lei nº 2606/2017, de 13 de abril de 2017, referente à Licença-prêmio;
  8. Revogar dispositivos da Lei nº 1.929, de 26 dezembro de 2012 e da Lei nº 445, de 19 de setembro de 1995, que tratam da readaptação/restrição de função;
  9. Cobrar ajuda de custo aos professores prejudicados que moram em municípios distantes da região metropolitana;
  10. Alteração do calendário de pagamento de salários para o primeiro dia útil de cada mês e respeitar o último dia do mês para o pagamento dos vales;
  11. Fim dos planejamentos integrados;
  12. Acabar com o diário de aula em papel e acompanhar a implantação dos diários de classe on line;
  13. Respeitar as diretrizes de lotação 2019 e regularizar a situação dos professores com carga horária de 28h;
  14. Propor um projeto voltado à melhoria da qualidade de vida dos profissionais da educação no ambiente de trabalho;
  15. Liberação dos diretores sindicais uma vez por mês e dos delegados de base, a cada bimestre, para reunião de planejamento no Suprema;
  16. Liberar 02 diretores para disposição do sindicato 100h ou 1 diretora (o) 200h, além do permitido por lei.

Dia dos Aposentados

Na ocasião, um momento foi reservado para homenagear os profissionais aposentados da Educação de Maracanaú. Além de uma singela lembrança pela comemoração da data, celebrada no dia 24 de janeiro, também foi direcionada uma palestra com Thiago Bezerra, diretor do IPM de Maracanaú, que abordou sobre as principais mudanças da reforma da Previdência.