Reunião de Delegados de Base analisa novo Estatuto do Magistério

Reunião de Delegados de base realizada na tarde desta terça-feira (20 de agosto), que antecede a assembleia geral da categoria, discutiu o novo Estatuto do Magistério – texto que não foi construído coletivamente com a categoria, muito menos com o sindicato. O documento foi aprovado em sessão ordinária da Câmara de Maracanaú, na última quarta-feira, com o aval do prefeito Firmo Camurça, apesar de todo o clamor da categoria para adiar a votação.

Na oportunidade, a técnica em Educação, Haline Cordeiro, fez uma análise criteriosa de cada ponto divergente e que representa retrocesso e retirada de direitos da categoria e ficou entendido que o estatuto não é o esperado pelos professores. Nova redação está em construção para ser apresentada na assembleia de amanhã, enquanto há tentativa de agendar com o poder executivo para negociação.

Vale salientar que como houve intervenção jurídica por parte do Suprema – foi impetrada ação cautelar no fórum de Maracanaú – a prefeitura tem até o dia 31 de agosto deste ano para apresentar defesa que sustente a votação do novo Estatuto, sem o aval dos professores.

Ainda foi discutida na tarde, providências jurídicas e estratégias de mobilizar a categoria para as novas lutas que virão, bem como demandas das escolas.

O novo texto para os pontos divergentes no novo Estatuto do Magistério será apresentado à categoria na assembleia de amanhã (21 de agosto), às 15h, no Colégio 7 de Setembro.