NOTA DE REPÚDIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE MARACANAÚ (CE)

A Confetam/CUT, vem, através de nota, repudiar o formato que a Prefeitura Municipal de Maracanaú (CE) está trilhando a negociação com os profissionais do magistério do município.

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), vem, através de nota, repudiar o formato que a Prefeitura Municipal de Maracanaú (CE) está trilhando a negociação com os profissionais do magistério do município. Sem diálogo, de forma bruta e severa, a gestão municipal lida com as vidas dos servidores!

A greve foi deflagrada no dia 10 de fevereiro, em assembleia chamada pelo Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação no Município de Maracanaú (Suprema), representante da categoria. Os professores solicitam a aplicação do reajuste com percentual de 33,24%, conforme novo piso do magistério, publicado em portaria pelo governo federal. A Prefeitura oferece aos servidores um reajuste pífio de 14%.

O prefeito do município, Roberto Pessoa, se nega a ter diálogo com a categoria e com o sindicato que a representa. Ao invés de construir um governo democrático, o gestor municipal enviou à ocupação do movimento equipes da Guarda Municipal solicitando a desocupação do prédio.

É urgente! A Prefeitura precisa colocar na ordem do dia o reconhecimento dos professores municipais. A política de não dialogar com a categoria promove uma revolta em toda a classe trabalhadora, que merece respeito e atenção pelos anos de empenho a educação.

A greve atualmente está suspensa em uma conciliação acertada pelas partes. Já no último dia 17 de março, foi realizada uma nova audiência de conciliação entre o Suprema e Prefeitura, com mediação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que tinha como objetivo discutir o reajuste linear de 33,24% para toda a categoria, porém não houve avanço porque Prefeitura não apresentou nenhuma proposta e tão pouco as contas do município, causando constrangimento a todos os presentes na audiência.

Diante do cenário, foi remarcada uma nova audiência para o dia 31 de março, para que a Prefeitura apresente uma proposta sólida, para cumprir o percentual que falta para chegar aos 33,24%.

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), através da sua presidenta, Jucélia Vargas, se coloca à disposição para ajudar nas negociações com o Prefeitura. Solicitamos que a gestão municipal inicie de forma pacifica a negociação com a categoria e com o sindicato, que é sim o representante legal de professores e professoras tão oprimidos nos últimos anos.