Nota de Repúdio ao advogado Joufre Montenegro

Diante das várias reclamações, que chegam ao Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação de Maracanaú, acerca dos comentários machistas e homofóbicos, nas redes sociais, do advogado Joufre Montenegro direcionados ao casal Macron – Presidente e Primeira Dama da França –, o Suprema vem a público repudiar veementemente tal atitude e informar que não compactua com este tipo de comportamento, sobretudo, de um assessor jurídico sindical.

Segundo o artigo XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos “Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.

No entanto, no entendimento da diretoria, comentários do tipo “Ô véa fêa!”; “Mais feia que bater em mãe!”; “…Ele é muito gay e o casamento com essa coroa é só de fachada!” e “Porque ele não sai do armário?”, que são tratados por muitos como “brincadeiras”, além de cunho pejorativo, machista e homofóbico, demonstram pobreza de espírito, passam longe de ser “liberdade de expressão” e ferem a dignidade humana, independente se a pessoa atingida é próxima ou distante, por se tratar, na realidade, de agressão.

O Suprema reitera o apreço pela liberdade de expressão, pelo respeito aos gêneros, raças e credos, acima de tudo, pelo respeito ao ser humano e repudia todos os comentários daqueles que assim o fizerem e prejudicarem a imagem de entidade que defende direitos sociais e trabalhistas. E por isso não admite, estimula ou compactua com machismo, homofobia, misoginia e preconceitos de quaisquer natureza, seja de membros da atual diretoria, funcionários, filiados ou ainda de prestadores de serviço, sobretudo, por um profissional do Direito que advoga em causas sociais.

Na atual conjuntura brasileira de caos político e social, é inadmissível que os seguidores do atual Presidente Brasileiro ajam da mesma forma desrespeitosa que ele, quando comporta-se de maneira vergonhosa perante a um Chefe de Estado – parceiro do Brasil há décadas – proferindo comentários machistas acerca de sua esposa, enquanto este enseja apenas ajudar a Amazônia que agoniza nas mãos de tiranos em nome do capital. Vale lembrar que a França tem reconhecimento internacional na defesa do Meio Ambiente.

Para finalizar, é importante destacar que não há qualquer dúvida ou crítica relativas à conduta profissional do assessor jurídico do Suprema. Porém, a atual diretoria deste sindicato, bem como a categoria dos profissionais em Educação de Maracanaú é composta, em sua maioria por mulheres, e portanto é inaceitável que um advogado com este posicionamento político seja seu representante.

Diante do exposto, o mínimo que esta diretoria espera é uma retratação pública do advogado, tendo em vista que já é um comportamento recorrente.