O repúdio ao silêncio da prefeitura de Maracanaú sobre o reajuste salarial dos professores da rede municipal foi alvo de protesto realizado pelo Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação no Município de Maracanaú (Suprema) nesta quinta-feira, dia 04 de fevereiro, no Centro do Município. Apesar do tema triste, a manifestação foi bem-humorada e contou com a participação de uma banda de fanfarra, que conduziu de forma lúdica o “Bloco da Liseira – Cadê o reajuste dos professores?!”.
Este é o quinto ato realizado pelos profissionais, que objetiva o atendimento da pauta da campanha salarial 2016, especialmente o reajuste de 11,36% do magistério, conforme a Lei.
Durante o protesto, o Sindicato percorreu as principais ruas no entorno da Secretaria de Educação da cidade, com direito a fantasias, apitos e marchinhas, no melhor estilo carnaval de rua.
A agenda de pré-carnaval, que faz parte do calendário de estado de greve dos profissionais da educação, coloca em pauta também o fim dos sábados letivos; reajuste do auxílio alimentação; aumento salarial dos secretários escolares; e as perdas salariais acumuladas devido aos reajustes abaixo da média estipulada pelo Ministério oferecido pela gestão municipal.
Os funcionários voltam a se reunir em seis encontros regionais, que iniciam-se no próximo dia 11, logo após o feriado de carnaval. E, ao final, assembleia geral discute a deflagração definitiva de greve. Acompanhe a agenda:
11/02 – Regional II – Local: Praça da Escola Adauto Ferreira (Timbó) – 15 horas
12/02 – Regional III – Local: Praça do Dionísio (Pajuçara) – 15 horas
15/02 – Regional I – Local: CDL (Final da Av. 5 do Jereissati I) – 15 horas
16/02 – Regional IV – Local: No Campo em Frente à Escola Júlio Cesar (Alto Alegre) – 9 horas
16/02 – Regional V – Local: Praça do Novo Oriente (Av. Central) – 15 horas
17/02- Regional VI – Local: Praça da Escola Valdênia (Parque São João) – 15 horas
18/02 – Assembleia Geral – Local: a definir – 15 horas