“É Hora de Reconstruir Nossos Direitos” é tema do I Congresso Municipal das(os) Profissionais em Educação de Maracanaú

O Sindicato Unificado das(os) Profissionais em Educação de Maracanaú (Suprema) promoverá, nos dias 13 e 14 de outubro, o I Congresso Municipal das(os) Profissionais em Educação de Maracanaú. O evento acontecerá no auditório da Uninassau Maracanaú, localizada na Av. Contorno Norte, 101 – Jereissati I, Maracanaú – CE.

O Congresso terá como tema “É Hora de Reconstruir Nossos Direitos”. Na programação científica estão marcadas palestras, discussões e atos culturais. Entre as atividades, destacamos a conferência de abertura, que abordará os direitos das(os) professoras(es) e seus efeitos para a Educação local, no contexto das lutas por este serviço público, gratuito e de qualidade.

A preparação do Congresso inicia com as inscrições para delegados(as) e suplentes, de 04 a 29 de setembro de 2023, que serão realizadas por meio de assembleias nos locais de trabalho, com a participação do Suprema. Cada unidade escolar, Centro de Educação Infantil e local de trabalho que possui trabalhadoras(es) filiadas(os) terá a responsabilidade de eleger um(a) delegado(a) e um(a) suplente e ambos participarão da atividade.

Durante essa eleição, cada escola terá a oportunidade de debater a Tese Guia do evento, um documento que traça o Plano de Lutas das(os) Profissionais em Educação de Maracanaú. Além disso, em formulário próprio, as(os) representantes das unidades de ensino terão a possibilidade de apresentar demandas específicas da realidade daquela escola e grupo de trabalhadores. As emendas e sugestões serão fundamentais para enriquecer esse plano e direcionar o caminho como educadoras(es) comprometidas(os) com a luta da categoria.

Programação do I Congresso Municipal das(os) Profissionais em Educação de Maracanaú:

No primeiro dia, sexta-feira, 13 de outubro, o evento terá início com o credenciamento, a partir das 16 horas, seguido de uma abertura solene às 18 horas, na qual autoridades e representantes de entidades parceiras como a Fetamce, a CUT Ceará e a Confetam/CE serão recebidos. Este será um momento para compartilhar as expectativas para este evento crucial.

No sábado, 14 de outubro, após um café da manhã de boas-vindas, os debates serão iniciados com uma plenária destinada à aprovação do Regimento Interno. Em seguida, a programação seguirá com dois painéis que abordarão temas de extrema relevância:

Painel 1: “Desafios e Perspectivas para a Valorização dos Profissionais em Educação em Maracanaú” – Este espaço discutirá os cenários e oportunidades para garantir o reconhecimento e o aprimoramento das(os) educadoras(es) locais.

Painel 2: “Financiamento da Educação” – Neste painel, serão abordados tanto o Fundeb quanto os Investimentos Municipais, temas fundamentais para assegurar os recursos necessários para uma educação de qualidade e a efetiva valorização das(os) trabalhadoras(as) da educação.

A tarde também será reservada para uma plenária dedicada à construção de estratégias e ações concretas para reafirmar nossos direitos. O objetivo é definir um Plano de Lutas das(os) Profissionais em Educação de Maracanaú, que contemple ações e propostas para a atuação da categoria em busca de uma educação mais justa e inclusiva. Nesse momento, também teremos a aprovação da Carta do I Congresso Municipal.

Encerraremos esse importante evento na noite de sábado com uma bela festa em homenagem às(aos) profissionais em educação, celebrando nossa união e compromisso com o futuro e a nossa dignidade.

Durante o congresso, o Suprema lançará produtos de comunicação sobre a luta da categoria em Maracanaú, incluindo vídeos com retrospectiva da luta da categoria e a Campanha pelo PCCR, “Tempos de Resistência”. A campanha unifica a mensagem de um projeto de reconstrução dos direitos e valorização das servidoras e dos servidores municipais da Educação.

“Sabemos que enfrentamos tempos desafiadores, marcados por mudanças e incertezas, especialmente no que diz respeito à educação. No entanto, acreditamos firmemente que é possível reafirmar nossos direitos e promover uma educação de qualidade para todas e todos em Maracanaú”, ressalta Pedro Hermano, presidente do Suprema.

DOCUMENTAÇÃO

Acesse o plano de lutas

Plano de Luta das(os) Profissionais em Educação

Acesse a ficha de inscrição

Ficha de inscrição de delegada(o) e suplente

Acesse a ficha de proposição de emenda

Ficha de proposição de emendas ao texto base

Acesse a ficha de proposição de propostas

Ficha de proposição de propostas específicas das escolas