A contribuição sindical da/o profissional em Educação garante a luta do Suprema o ano inteiro

O Suprema é uma das mais importantes entidades de representação de trabalhadoras/es da Região Metropolitana de Fortaleza, e depende da contribuição de filiadas/os para manter seu trabalho em defesa dos direitos e de novas conquistas para a categoria.

Antes contávamos com o imposto sindical, que agora chama-se CONTRIBUIÇÃO SINDICAL. A tributação é prevista nos artigos 578 e 591 da CLT, porém com a aprovação da “reforma” trabalhista em 2017, ainda no Governo Temer, a contribuição que era obrigatória, agora precisa ser autorizada pela categoria.

A medida aplicada pela Lei 13.467/17, tem o objetivo de desestruturar as organizações sindicais, de modo a enfraquecer a luta. Por outro lado, essa mudança na legislação trabalhista reforça a necessidade de fortalecer a organização de classe, num contexto em que a atuação sindical será mais necessária do que nunca, e é por isso que a diretoria está reunindo esforços para conscientizar e sensibilizar todas/os as/os profissionais em Educação – sindicalizados ou não – para o recolhimento da taxa.

É bom reforçar que a CONTRIBUIÇÃO SINDICAL será recolhida das/os trabalhadoras/es, que autorizarem o desconto, apenas UMA VEZ POR ANO e equivale a um dia de trabalho de cada profissional, independentemente de sua filiação ao Sindicato; o que difere da MENSALIDADE SINDICAL – ato de contribuir mensalmente com o sindicato – a fim de garantir a manutenção das despesas fixas, como: água, energia, internet, telefone, pagamento de pessoal, assessoria jurídica e de comunicação, dentre outras. E como o Suprema trabalha com uma receita enxuta, o valor arrecadado nem sempre cobre os gastos fixos.

Nesse momento, em que o atual governo segue aprofundando a crise econômica brasileira e perseguindo a classe trabalhadora, em especial servidores públicos, retirando direitos históricos e ainda jogando toda a comunidade escolar no corredor da morte, com a obrigatoriedade da abertura das escolas em plena pandemia, nós, profissionais em Educação, precisamos atuar de forma mais forte e unificada, para combater os efeitos dessas medidas em curso.
Por isso, quem sempre esteve do seu lado, precisa de você para continuar a defender nossos direitos!

BAIXE A FICHA DE AUTORIZAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL, IMPRIMA E ENVIE ASSINANDA PARA supremasindicato@gmail.com