.

O Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação de Maracanaú (Suprema) vem a público prestar solidariedade à Iracema de Oliveira, vice-presidência do Sindicato dos Servidores Municipais de Tamboril (SSMT) e secretária-geral da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), porque vem sofrendo retaliações promovidas pela Prefeitura de Tamboril.

Em junho último, Iracema teve o direito de liberação para exercer mandato classista negado por meio de lei municipal. A legislação também reduziu o número de dirigentes liberados para o SSMT. Agora, neste mês de agosto, também lhe foi negada a liberação para atuar na direção da Fetamce.

O prefeito Marcelo Mota nega as liberações alegando já existir a cessão de outras quatro servidoras municipais para o Sindicato dos Servidores Municipais de Tamboril (SSMT).

De acordo com Iracema, a legislação municipal garante, além da cessão de dirigentes para o Sindicato, a liberação de até três servidoras para a direção da Fetamce. “No entanto, o que acontece em Tamboril é uma perseguição escancarada ao Sindicato e a minha figura. Uma tentativa de enfraquecer a entidade e a luta dos servidores tamborilenses. A negativa não vai nos intimidar, pois a lei está conosco e seguiremos firmes. Na defesa da categoria não só em Tamboril, mas em todo Ceará”, enfatizou Iracema.

As práticas antissindicais também são dirigidas ao sindicato ao qual faz parte da diretoria, como o corte do repasse do desconto em folha dos filiados.

Desta maneira o Suprema reforça solidariedade e apoio institucional à companheira Iracema e ao Sindicato para intensificar a pressão contra a classe política local e assim avançar rumo ao atendimento da reivindicação, que inclusive é lei.