.

#APOIO | O Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação de Maracanaú (Suprema) solidariza-se e declara apoio à greve dos professores da rede municipal de Crateús Já é a segunda paralisação, só este ano, devido a situação de descaso com a qual o executivo municipal vem tratando os profissionais do Magistério.

A exemplo de Maracanaú, a categoria também luta pelo reajuste salarial de 33,24%, de acordo com a Lei do Piso do Magistério, mas outras questões fundamentais, como a resistência contra as mudanças no regime jurídico do funcionalismo – o que flexionaria os trabalhadores da condição de celetistas para estatutários – e no plano de cargos e carreira do grupo, também fazem parte da pauta de reivindicações.

Relatos do Sindicato dos Professores da rede pública de Crateús – Sindprof, que lidera o movimento, dão conta de que a gestão municipal tenta impor o completo desmonte dos direitos dos trabalhadores da educação da cidade, com a mudança de regime jurídico, os servidores sofreriam, de imediato, a retirada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, além de achatamento salarial, pois haveria a redução da diferença entre os níveis de formação, devido aos retrocessos impostos pelo Executivo na carreira.

Se já não fosse suficiente a gravidade da situação dos profissionais da Educação, a precariedade da rede de ensino também é denunciada na greve, haja vista que não houve licitação em 2022 para a merenda escolar e as escolas sofrem com a ausência de segurança sanitária.

Em uma árdua batalha, onde a maioria das prefeituras do Ceará já concedeu o reajuste de 33,24%, o prefeito que já tinha oferecido o reajuste de apenas 5%, em março, subiu o percentual para 10% (parcelado em duas vezes e sem retroativo), após a categoria iniciar o movimento paredista na tentativa na última tentativa de negociação. De qualquer forma, o reajuste sugerido ainda é muito abaixo do que estabelece a lei.

Desta maneira o Suprema reforça solidariedade e apoio institucional para intensificar a pressão contra a classe política local e assim avançar rumo ao atendimento da pauta de luta.