O Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação de Maracanaú (Suprema) abre inscrições a partir desta quinta-feira (03 de setembro), para curso preparatório para Dirigentes Sindicais, ministrado pelo professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutor em Políticas Públicas, Helder Molina.

A iniciativa visa a capacitação dos profissionais em Educação, filiados ao Suprema, que expressem a vontade de ser dirigentes sindicais, tendo em vista que o ano é eleitoral. O percurso formativo envolverá a realização de quatro encontros on line de 02 horas de duração cada um, compreendendo 08 horas de atividade ao vivo com o formador, além de atividades complementares. Sempre às quartas-feiras, das 18h30 às 20h30, o curso inicia no dia 09 de setembro e se estende até o dia 30.

Os temas propostos são:

Encontro 1 –
História das Lutas da Classe Trabalhadora e do Movimento Sindical no Brasil – Da Escravidão a Bolsonaro.

Encontro 2 –
A Formação do Estado (Estrutura Federativa e Papéis),
Formação dos Serviços Públicos, e dos Servidores Públicos no Brasil
Situação atual dos Serviços e Políticas Públicas no Brasil

Encontro 3 –
Concepções, Estrutura e Organização Sindical no Brasil
Organização Sindical dos Servidores Públicos no Brasil – Municipais, Estaduais, Federais.
Desafios atuais da Organização Sindical dos Servidores Públicos

Encontro 4 –
Contexto Sócio Político e Econômico Brasileiro e Internacional
Conjuntura, Desafios, e O Que Fazer.

O curso é gratuito e as vagas são limitadas a 40 pessoas. Certificados para quem participar de no mínimo 3 encontros e o material didático será fornecido por via digital. Para fazer a inscrição CLIQUE AQUI.

Para mais informações, entrar em contato com o Suprema pelos telefones e/ou e-mail, respectivamente: (85) 3371.2136; 98546-7290 | suprema.maracanau@bol.com.br

Saiba mais sobre o professor:

Professor Adjunto de Políticas Públicas, Economia e Política da Educação, e Gestão, da Faculdade de Educação da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana. Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – PPFH-UERJ. Orientador: Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto. Tese defendida e aprovada, com louvor, indicada para publicação, em 13/08/2012. Políticas Públicas, Formação Humana e Sindicalismo: “Sindicalismo: Movimento com Sinais Trocados – Entre a Subversão e a Adaptação ao Modo de Produção Capitalista”. Professor da Faculdade de Educação da UERJ, desde 2007, nas Disciplinas: Trabalho e Educação e Desenvolvimento Profissional; Educação e Movimentos Sociais; Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores, Políticas Públicas; Pedagogia nas Instituições e Movimentos Sociais).