Suprema disponibiliza atendimento psicológico aos seus filiados

A psicóloga Luiza Helena Frota no Seminário Os Desafios de Ser Secretário Escolar em Maracanaú

Na perspectiva de preencher uma lacuna causada pela Prefeitura de Maracanaú, no quesito saúde dos servidores de sua rede municipal de ensino, o Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação de Maracanaú (Suprema) inaugura no dia 23 de novembro, das 08h às 12h e das 13h às 17h, o seu Programa de Apoio Psicológico Corporal aos filiados em dia com suas obrigações sindicais. As vagas são limitas, e as sessões de orientação psicológica devem ser agendadas pelo número (85) 3371.2136.

A iniciativa consiste em atendimentos gratuitos, de 50 minutos, a estes profissionais, uma vez por mês, por agendamento, para tratar cada paciente conforme sua necessidade, de forma a identificar porque o corpo docente de Maracanaú vem adoecendo tanto. “Servidores com muitos atestados, faltando ao trabalho, adoecendo corriqueiramente. Todos esses fatores podem estar relacionados a problemas psíquicos”, acredita Luiza Helena Frota, psicóloga corporal responsável pelo novo serviço.

De acordo com Luiza, ela trabalhará todas essas questões, na perspectiva de identificar os problemas que estão acometem os professores, e a partir de um diagnóstico conferir a orientação correta para cada paciente, ou seja, é um serviço para tratar o emocional. A profissão de professor é uma das mais estressantes atualmente, relatam estudos. Sem mencionar o descrédito ao qual ela está submetida perante a sociedade brasileira.

Os encontros de novembro serão individuais, mas se for identificado que as pessoas precisarão de mais sessões para tratamento, eles passarão a ser em grupo, já a partir da segunda data em dezembro. Luiza ainda enfatiza, que mesmo havendo os encontros em grupo, o individual não será negado, em caso de grande necessidade.

Conhecendo a psicóloga

Luiza Helena tem mais de 20 anos de experiência como Psicóloga. É Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e Pós-Graduada em Educação e Permacultura, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), além de certificada pela Universidade de Oregon/EUA, em Psicologia Orientada pelo Processo ou Trabalho Processivo. Ela também já é conhecida dos profissionais da Educação daqui, foi ela quem esteve no Seminário Os Desafios de ser Secretário Escolar em Maracanaú, palestrando sobre Motivação, Foco e Persistência.