Ceiça Pitaguary é nomeada Secretária de Gestão Ambiental e Territorial Indígena do Governo Lula

Ceiça Pitaguary - Imagem do Instagram

Em seu discurso de posse, em Brasília, a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, destacou: “Sabemos que não será fácil superar 522 anos em quatro. Mas estamos dispostos a fazer desse momento a grande retomada da força ancestral da alma e espírito brasileiros. Nunca mais um Brasil sem nós”.

Foi sob estas palavras que a liderança indígena maracanauense Ceiça Pitaguary foi nomeada como Secretária de Gestão Ambiental e Territorial Indígena do Governo federal nesta quarta-feira (11 de janeiro). Na oportunidade também tomava posse a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. 

Além de Ceiça, a também liderança indígena cearense e vereador de Caucaia licenciado, Weibe Tapeba, já havia assumido como secretário Especial da Saúde Indígena (Sesai) – o primeiro indígena a assumir o posto.

Ceiça é conhecida pela sua liderança ativa na manutenção da conservação das tradições indígenas no Estado. Ela é uma das coordenadoras da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará, além de ter atuado como membro do Conselho de Saúde Indígena e articuladora da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial (Ceppir), da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Em 2021, Ceiça, do povo Pitaguary, também foi uma das articuladoras do Voz das Mulheres Indígenas, iniciativa implementada pela Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres em cooperação com a Embaixada da Noruega, que fomentou o empoderamento, a mobilização social e a participação política de mulheres indígenas de mais de uma centena de etnias no Brasil.

Povos Originários

Foi oficializado nesta quarta o Ministério dos Povos Indígenas, que ainda integrará a Fundação Nacional do Índio (Funai). Durante a cerimônia de posse, a ministra Sônia Guajajara anunciou que a Funai passará a se chamar Fundação Nacional dos Povos Indígenas e que será presidida pela primeira deputada federal indígena, Joenia Wapichana (Rede).

A ministra Sônia Guajajara, eleita deputada federal pelo PSOL de São Paulo nas últimas eleições, é reconhecida internacionalmente como ativista e líder indígena na luta pela promoção e direitos dos povos originários. Ainda na cerimônia, a ministra recriou o Conselho de Política Indigenista, destacou a importância da demarcação de terras e da relevância da resistência.

Com informações do Jornal Opinião/Ce