O Suprema participa da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), que acontece de 15 a 17 de julho, no Centro de Convenções de Natal (RN), com seis delegados. O evento é promovido pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), uma articulação de entidades nacionais do campo educacional e dos movimentos sociais em defesa da educação, que pauta a luta pela educação pública, inclusiva e de qualidade social.
🇧🇷O tema é “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”, e como lema “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.
Durante os três dias de evento serão discutidos assuntos como Plano Nacional de Educação; Sistema Nacional de Educação; direitos humanos e diversidade; valorização dos profissionais da educação; gestão democrática e financiamento da educação, entre outros. A partir do tema central do Fórum, são seis eixos de discussões.
Além das atividades autogestionadas propostas pelas entidades e parceiros estratégicos, serão realizadas as Plenárias de Eixos a partir do documento Base da Conape, sessões de debates das comunicações orais, que é a apresentação de trabalhos acadêmicos e, no último dia, 17 de julho, será realizada a grande plenária da Conape, que deliberará sobre o documento final e moções da Conferência. Haverá ainda, ao longo da programação, apresentações culturais, estandes, feira de economia solidária, alimentação e artesanato; e exposição sobre o centenário de Paulo Freire.