Suprema lança 5º Concurso de Projetos Educacionais com foco na Equidade de Gênero

Iniciativa do Suprema incentiva práticas pedagógicas para uma educação emancipatória e antimachista

O Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação no Município de Maracanaú (Suprema) lança o 5º Concurso de Projetos de Atividades Educacionais, cujo tema desta edição é “Educação Emancipatória e Equidade de Gênero”. A iniciativa visa fomentar práticas pedagógicas que promovam a igualdade de gênero dentro das escolas da rede municipal, incentivando o respeito às diversidades e a formação para a cidadania.

A proposta está alinhada à Campanha “Por uma Educação Antimachista”, também lançada no dia 18 de fevereiro, durante o Encontro de Representantes de Base, realizado na sede do Suprema. O concurso é voltado para professoras e professores da rede municipal de ensino de Maracanaú e pretende reconhecer projetos educacionais que estimulem reflexões sobre o machismo estrutural e incentivem uma sociedade mais justa e inclusiva.

Transformação social a partir da educação

A ação busca engajar estudantes de todas as identidades de gênero na construção de um ambiente escolar mais igualitário, incentivando-os a serem protagonistas na luta contra o machismo. Segundo os organizadores, o enfrentamento às desigualdades de gênero deve ser uma responsabilidade coletiva, envolvendo toda a comunidade escolar no debate e na busca por soluções efetivas.

Como participar

As inscrições para o concurso estarão abertas de 18/02 até 31/03/25, período em que os projetos poderão ser desenvolvidos nas escolas participantes. A premiação acontecerá no dia 7 de abril de 2025, reconhecendo as iniciativas mais inovadoras e impactantes.

Os prêmios para os vencedores incluem:

🥇 1º Lugar – A escola vencedora receberá um café da manhã especial no dia do planejamento integrado, fornecido pelo sindicato, além de troféu e certificado para todas(os) as(os) participantes.
🥈🥉 2º e 3º Lugares – Troféu e certificados para todas(os) as(os) participantes.

Inscreva o seu projeto AQUI.