Na tarde desta quarta-feira (04 de dezembro), o Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação no Município de Maracanaú (SUPREMA) realizou uma reunião com o presidente do Instituto de Previdência de Maracanaú (IPM), Thiago Coelho. O encontro contou com a participação de profissionais aposentadas(os) e afastadas(os) da rede pública do município e teve como pauta questões relacionadas ao atendimento, consignados, calendário de pagamentos e direitos relativos às referências dos anos de 2020 e 2022.
Atendimento no IPM e melhorias no Portal do Servidor
As(os) professoras(es) presentes levantaram questionamentos sobre a falta de padronização em alguns atendimentos realizados pelo IPM. Em resposta, Thiago Coelho comprometeu-se a revisar os procedimentos e ampliar os serviços disponíveis no Portal do Servidor, incluindo funcionalidades como consulta ao contracheque, ficha financeira e margem consignável.
Consignados e ajustes nos editais
A reunião também trouxe à tona as instituições e consignações em vigência e as instituições que aderiram ao edital recém lançado. Enquanto bancos como Itaú ainda operam com a margem de 30%, outros, como Banco do Brasil e Santander, já aderiram ao novo edital com margem de 40%. Sobre a Caixa Econômica Federal, o presidente do IPM informou que ainda há pendências burocráticas em andamento visto que a instituição propôs revisão de pontos do edital em andamento. O SUPREMA seguirá acompanhando e cobrando resoluções.
Calendário de pagamento e 13º salário
Quanto ao pagamento do 13º salário, Thiago Coelho explicou que o adiantamento não é possível para o Instituto devido à sua natureza parcelada. Ele garantiu que o pagamento será realizado em 13 de dezembro, enquanto o salário de dezembro está programado para o dia 20 do mesmo mês.
Referências de 2020 e 2022: entraves administrativos
Um dos pontos mais sensíveis debatidos foi a questão das referências dos anos de 2020 e 2022 para professores(as) afastadas(os) e aposentadas(os). Thiago Coelho explicou que o IPM não tem competência para efetuar mudanças de referência de profissionais em afastamento e aposentadas(os). Ele também destacou que requerimentos administrativos nesse sentido tendem a ser indeferidos.
Diante desse impasse, o SUPREMA anunciou que adotará medidas jurídicas para defender os direitos das professoras e dos professores e divulgará novas informações em breve.
Reajuste Escalonado para Especialistas e Mestres e Inclusão de Aposentados(as)
Com relação aos percentuais de 30% de especialista e 50% de mestre, Thiago afirmou que haverá atualização do aposentado, quando da efetivação seja por meio da ação jurídica ou administrativamente de forma escalonada, desde que suas aposentadorias sejam com paridade e integralidade.
A reunião reforça o compromisso do SUPREMA em atuar como porta-voz das demandas da categoria, buscando soluções administrativas e legais para garantir justiça e dignidade às aposentadas(os) e afastadas(os) da educação de Maracanaú.