Professores municipais de Maracanaú iniciam greve no dia 24 de fevereiro

greve-maracanauCerca de mil e quinhentos professores aprovaram a deflagração de greve geral na educação de Maracanaú, em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira, 18 de fevereiro. A atividade superlotou o auditório do Colégio 7 de setembro da Pajuçara, deixando recepção, escada e jardim do prédio também preenchidos pela multidão.

O que levou à paralisação definitiva foi a indignação da classe com a contraposta feita pelo prefeito Firmo Camurça, que ofereceu um reajuste de apenas 4%, enquanto a categoria reivindica 11,36%, baseada no reajuste do valor aluno, conforme a Lei do Piso Salarial Nacional.

A paralisação total começa na próxima quarta-feira, 24 de fevereiro, atendendo assim o prazo legal de 72 horas úteis estipulado por lei, a partir do anúncio da categoria.

Como se não bastasse o tamanho descaso com a categoria, o gestor ainda enviou carta aos profissionais, onde tenta justificar que o município enfrenta barreiras colocadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal para oferecer qualquer outra proposta.

O Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação no Município de Maracanaú (Suprema) entende que os educadores da cidade não podem ser responsabilizados pelos problemas criados pela gestão e orienta que o Executivo diminua as gratificações e o número de cargos comissionados para abrir espaço para o aumento pleiteado pelos trabalhadores da educação.

A pauta prioritária da campanha salarial 2016 inclui também: Reajuste dos Secretários Escolares; Recursos do antigo Fundef para a Educação; Reajuste do Auxílio Alimentação; Fim dos Sábados Letivos; e Renovação e Aplicação do Plano de Carreiras e do Estatuto do Magistério.

Agora, conheça o calendário de greve aprovado em assembleia:

  • 24 de fevereiro (quarta-feira) – Ato na Câmara Municipal de Maracanaú – 8 horas;
  • 25 de fevereiro (quinta-feira) – Ato em frente a Secretaria de Educação com passeata pelo Centro – 8 horas;
  • 26 de fevereiro (sexta-feira) – Ato na CE 060, em frente a CEASA – 8 horas;
  • 29 de fevereiro (segunda-feira) – Café comunitário no Gabinete do Prefeito, com apresentação de teatro de rua – 8 horas;
  • 01 de março (terça-feira) – Realização de blitz em 4 localidades: Cemitério Municipal; Hospital de Maracanaú; North Shopping; e CEASA – 8 horas;
  • 02 de março (quarta-feira) – Assembleia de avaliação do andamento da greve e definição de novo cronograma de atividades – Local a definir – 8 horas.
  • De 24 de fevereiro a 02 de março – No período da TARDE – Mobilizações nas 6 regionais ou zonais de Maracanaú

O Suprema informa ainda que, de 19 a 23 de fevereiro, enquanto a categoria aguarda o prazo legal para iniciar a greve, os profissionais devem reunir os pais de alunos e informar da instalação do movimento. No mesmo período, a diretoria do Suprema visitará as escolas distribuindo a “Carta ao Povo de Maracanaú”, onde a entidade comunica à sociedade sobre os motivos que levaram à interrupção das atividades da classe.