NOTA DE REPÚDIO ÀS PRÁTICAS ANTISSINDICAIS DA REITORIA DA UFC E PERSEGUIÇÃO A PROFESSORA

O Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação de Maracanaú (Suprema) presta solidariedade àProfª. Helena Martins, vítima de difamação com caráter machista e misógino partindo da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) e repudia veementemente as práticas antissindicais, também proferidas pela mesma Reitoria, ao Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato).

Recorrentemente, a atual gestão da Reitoria tenta descredibilizar o trabalho do sindicato, representante legal e legítimo da categoria, para encobrir denúncias e escândalos na administração da Universidade cobrados por toda a comunidade universitária. Por último, o interventor da UFC além de não responder aos questionamentos do Sindicato acerca da gestão da covid-19, tentou desqualificar o trabalho da professora e pesquisadora do Curso de Publicidade e Propaganda (ICA/UFC), além de invisibilizar toda a sua militância e ainda tentar reduzi-la ao papel de “esposa de um parlamentar”. Helena Martins ainda atua como secretária-geral da ADUFC e representante de sua categoria no Conselho Universitário (Consuni).

Agravando ainda mais o caso, o gestor utilizou o portal de notícias da universidade para proferir os ataques à Helena e ADUFC, assim como faz com seus opositores, num claro flagrante do desvio de finalidade da comunicação institucional. Ato típico de gestões que têm desprezo pela democracia e que não medem esforços para aniquilar qualquer tentativa de expor a verdade na busca por direitos sonegados ou suprimidos. Por outro lado, postura que não pode ser tolerada, sobretudo, numa universidade pública onde o diálogo e o pensamento crítico devem prevalecer.

Novamente o Suprema se solidariza com ambos pelo ocorrido e reitera que o combate a práticas antissindicais e ao preconceito de gênero é bandeira permanente deste sindicato, tendo em vista ainda que também é vítima de tais práticas no município de Maracanaú pela gestão municipal.