Confira quem serão as(os) palestrantes do I Congresso Municipal das(os) Profissionais em Educação de Maracanaú

O I Congresso Municipal das(os) Profissionais em Educação de Maracanaú está se aproximando, e agora você confere a programação completa dos dois dias de evento. Sob o tema “É hora de Reconstruir nossos Direitos”, o encontro ocorrerá nos dias 13 e 14 de outubro de 2023, na Uninassau Maracanaú, localizada na Av. Contorno Norte, 101 – Jereissati I, Maracanaú – CE.

Solenidade de Abertura com Zuleide Queiroz

A solenidade de abertura do evento, marcada para o dia 13 de outubro, às 19 horas, contará com a presença da Professora da Universidade do Cariri, Zuleide Queiroz. A educadora atua em pesquisa nas áreas de Educação, Gênero, Negritude e Violência. Ela também ocupa a posição de Presidente do SINDURCA e é membra de diversas organizações, incluindo o MNU (Movimento Negro Unificado), GRUNEC, a Frente de Mulheres do Cariri, a Coordenação do Fórum em Defesa do Serviço Público, FUASPEC e o Fórum ERER/Ce, onde atua ativamente.

Mesas e Debates

Durante o dia 14 de outubro, os participantes do I Congresso Municipal das(os) Profissionais em Educação terão a oportunidade de se envolver em painéis e debates enriquecedores que explorarão uma variedade de tópicos relacionados à educação de Maracanaú.
O Painel 1 – Desafios e Perspectivas para a Valorização dos Profissionais em Educação em Maracanaú, com início às 9h30 – Debate sobre o PCCR do Magistério, os processos para a garantia dos direitos e apresentação de propostas para atualização das medidas de valorização profissional.
Convidados(as): Gleíza Guerra (Mestre em Administração, Técnica do Setor de Políticas Educacionais da PMM); Artur Munhoz (Assessor Jurídico do Suprema e Pós-graduado em Direito Processual Civil e Previdência do Servidor Público); Maria Santos (Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia). Este painel contará com a mediação de Nivia Marques (Secretária de Políticas de Gênero do Suprema). 
No mesmo dia, às 11h, o Painel 2 – Financiamento da Educação – O Fundeb e os Investimentos Municipais, vamos debater o financiamento federal da Educação, discutindo os avanços e recuos, mas também o papel do município de Maracanaú nos investimentos educacionais.
Convidados(as): Jucélia Vargas (presidenta da Confetam/CUT); Idevaldo da Silva Bodião (Doutor em Educação e Professor aposentado da UFC); Franciedson Oliveira (Dirigente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Beberibe (Sindserv); Idilvan Alencar (Deputado Federal e Mestre em Gestão, Auditor Adjunto da Receita Estadual e Avaliação da Educação Pública), com mediação de Elza Sales (Vice-presidenta do Suprema).
Todas as mesas serão abertas para debate e perguntas do público.

Plenária Final

No dia 14 de outubro, às 14h, o evento será encerrado com a Plenária Final do I Congresso, onde serão discutidas propostas para o Plano de Lutas das(os) Profissionais em Educação e lida a Carta do Congresso.

Noite Cultural – Festa das(os) Profissionais em Educação de Maracanaú

O congresso também conta um encerramento festivo, aberto a todos os filiadas(os) mediante inscrição, porque as vagas são limitadas a 500 pessoas. A festa conta com abertura da Dj Preta Rê, às 19h. A partir das 21h, entra a banda Pimenta Malagueta para fazer todo mundo dançar com o melhor da música baiana e forró das antigas.