Suprema promove encontro com parlamentares e destaca desafios e avanços das lutas sociais

Nesta segunda-feira (29 de outubro), o Suprema realizou mais uma edição do evento Suprema com o Parlamento, que contou com a presença especial da deputada federal Professora Luciene Cavalcante (PSOL/SP), além do deputado estadual Renato Roseno (PSOL/CE) e de Enedina Soares, presidenta da Fetamce.

A abertura foi conduzida pela presidenta do Suprema, Nivia Marques, que destacou a importância do diálogo entre sindicatos, movimentos sociais e o legislativo. Na mesa de abertura, Renato Roseno e Enedina Soares trouxeram reflexões sobre os desafios enfrentados pela classe trabalhadora no atual cenário político e social, além de apontarem caminhos de mobilização. Roseno enfatizou que a luta deve ultrapassar o período eleitoral, valorizando a mobilização nas ruas e lembrando vitórias recentes, como a derrota de Jair Bolsonaro nas urnas e sua posterior condenação judicial, bem como a derrota da PEC da Blindagem.

A deputada federal Luciene Cavalcante, primeira professora da rede pública de carreira a ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados, compartilhou sua trajetória e reforçou a centralidade da defesa dos serviços públicos. Entre os temas abordados em sua fala, destacou a resistência contra a reforma administrativa (PEC 32), a crítica ao modelo das escolas cívico-militares — que avançam em Maracanaú — , o movimento pelo “descongela” das carreiras, a luta pela valorização de profissionais da educação não docentes, além da proposta de isenção de Imposto de Renda para professoras(es) — uma mobilização que já conta com meio milhão de assinaturas. Luciene também destacou a luta contra o confisco das aposentadorias, lembrando que já há avanços no Supremo Tribunal Federal (STF), onde o ministro Edson Fachin se posicionou de forma contrária a essa medida. Para a deputada, esse posicionamento reforça a esperança de novas conquistas, ainda que permaneçam desafios no campo jurídico e legislativo.

A deputada ainda destacou o projeto de lei para profissionais da Educação de sua autoria: 30h de carga horária semanal + 1/3 de planejamento e sem redução salarial, bem como o PL de isenção de IR para profissionais da Educação e alimentação de professoras(es) na escola sem redução do auxílio-alimentação.

O encontro contou com aposentadas(os) e ainda com a presença de caravanas vindas de Fortaleza, composta de assistentes da educação infantil, que puderam dialogar diretamente com a parlamentar e levantar questionamentos sobre a pauta educacional e sindical. Ao final, Luciene gravou um vídeo para a Fetamce, sintetizando as principais lutas apresentadas durante a atividade.

Para Nívia, o evento foi um ganho para Maracanaú, por fortalecer o diálogo entre movimentos sindicais e o Parlamento em defesa da educação pública e dos direitos sociais. “O Suprema tem buscado criar espaços de aproximação da categoria com as pautas em debate nacionalmente. A presença da deputada Luciene Cavalcante, do deputado Renato Roseno e da presidenta Enedina Soares demonstra a importância da união e da mobilização coletiva. Cada conquista que alcançamos é resultado direto dessa força conjunta, e seguimos firmes na luta por uma sociedade mais justa e democrática.”