II Congresso Municipal das(os) Profissionais em Educação de Maracanaú debate Educação e Direitos

O Sindicato Unificado das e dos Profissionais em Educação de Maracanaú (Suprema) promoverá, nos dias 17 e 18 de outubro, o II Congresso Municipal das e dos Profissionais em Educação de Maracanaú. O evento acontecerá no auditório da Uninassau Maracanaú, localizada na Av. Contorno Norte, 101 – Jereissati I, Maracanaú – CE.

Com o tema “Educação e direitos: resistir, conquistar e avançar”, o Congresso acontece em um momento decisivo para a categoria, em que é necessário manter conquistas, enfrentar retrocessos e projetar o futuro da educação municipal. Ao celebrar os 35 anos de história e luta do SUPREMA, o evento reafirma o sindicato como liderança legítima e instrumento coletivo de organização e resistência dos(as) trabalhadoras(es) em educação.

O Congresso é o espaço máximo de deliberação da categoria e terá como propósito avaliar os avanços recentes, debater os desafios atuais e construir coletivamente o Plano de Lutas que orientará as ações do SUPREMA no próximo período, além de deliberar sobre a reforma estatutária e reafirmar o compromisso com a educação pública, democrática e de qualidade.

Na programação científica estão previstas palestras, mesas de discussão e apresentações culturais. Entre as atividades, destaca-se a conferência de abertura, que terá como tema “Manter conquistas, enfrentar retrocessos: a luta da educação em Maracanaú e no Brasil”.

A conferência será ministrada pela professora Dra. Raquel Dias, que abordará os desafios atuais da educação pública, a resistência das(os) trabalhadoras(es) da área e a importância da organização coletiva na defesa de direitos.

A preparação do Congresso inicia com as inscrições para delegadas(os) e suplentes, de 08 a 30 de setembro de 2025, que serão realizadas por meio de assembleias nos locais de trabalho, com a participação do Suprema. Cada unidade escolar, Centro de Educação Infantil e local de trabalho que possui trabalhadoras(es) filiadas(os) terá a responsabilidade de eleger um(a) delegado(a) e um(a) suplente e ambos participarão da atividade.

Durante essa eleição, cada escola terá a oportunidade de debater a Tese Guia do evento, um documento que traça o Plano de Lutas das e dos Profissionais em Educação de Maracanaú. Além disso, em formulário próprio, as e os representantes das unidades de ensino terão a possibilidade de apresentar demandas específicas da realidade daquela escola e grupo de trabalhadores. As emendas e sugestões serão fundamentais para enriquecer esse plano e direcionar o caminho como educadoras e educadores comprometidos com a luta da categoria.

Programação do II Congresso Municipal das e dos Profissionais em Educação de Maracanaú:

No primeiro dia, sexta-feira, 17 de outubro, o evento terá início com o credenciamento, a partir das 13 horas, seguido de uma abertura cultural às 13h30. Às 14 horas, acontece a abertura institucional, na qual autoridades e representantes de entidades parceiras como a Fetamce, a CUT Ceará e a Confetam/CE serão recebidas. Na sequência, às 15h, acontece a plenária para aprovação do regimento interno, dando o início oficial às atividades do Congresso, culminando na conferência de abertura com a professora Dra Raquel Dias.

No sábado, 18 de outubro, após um café da manhã de boas-vindas, os debates serão iniciados com duas mesas que abordarão temas de extrema relevância:

Painel 1: “Atualização do Plano Municipal de Educação: Que PME queremos para Maracanaú? Democracia, inclusão e valorização profissional” – Este espaço discutirá os cenários e oportunidades para garantir o reconhecimento e o aprimoramento das(os) educadoras(es) locais.

Painel 2: “Lutas de educadoras e educadores de Maracanaú: balanço, desafios e próximos passos” – Neste painel, serão abordados tanto o Fundeb quanto os Investimentos Municipais, temas fundamentais para assegurar os recursos necessários para uma educação de qualidade e a efetiva valorização das(os) trabalhadoras(as) da educação, além de balanço da gestão atual.

A tarde também será reservada para uma plenária dedicada à construção de estratégias e ações concretas para reafirmar nossos direitos. O objetivo é definir um Plano de Lutas das e dos Profissionais em Educação de Maracanaú, que contemple ações e propostas para a atuação da categoria em busca de uma educação mais justa e inclusiva. Nesse momento, também teremos a aprovação da Carta do II Congresso Municipal.

Encerraremos esse importante evento com uma comemoração aos 35 anos do Suprema, celebrando nossa união e compromisso com o futuro da nossa profissão.

Durante o congresso, o Suprema apresentará vídeos de retrospectiva da luta da categoria. 

“O II Congresso Municipal do SUPREMA acontece em um momento decisivo para o serviço público. A proposta de Reforma Administrativa representa uma séria ameaça aos direitos das servidoras e dos servidores municipais e ao próprio caráter público da educação.É justamente por isso que esse encontro se torna ainda mais importante: é tempo de reafirmar nossa unidade, fortalecer o sindicato e defender um projeto de Estado que valorize quem serve ao povo e garante políticas públicas essenciais. Seguiremos firmes na luta, com coragem e consciência de que sem servidora e servidor público valorizado, não há educação de qualidade, nem justiça social possível”, ressalta Nivia Marques, presidenta do Suprema.