Eleição 2020 Suprema: processos e prazos na pandemia de covid-19

Um pleito eleitoral deve ocorrer com transparência e lisura. E é assim que o Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação de Maracanaú (Suprema) conduz os processos para eleição de suas gestões seguindo à risca o seu ESTATUTO, desde a sua fundação, em 1991.

Assim, de acordo com o Artigo 60º “As Eleições serão convocadas pelo presidente do SUPREMA através de edital, com antecedência máxima de 90 (noventa) dias e mínima de 45 (quarenta e cinco) dias antes do término dos mandatos vigentes”. O atual mandato que tem Joana Ferreira, como presidenta, encerra em 15 de dezembro de 2020. Na mesma data ocorre a eleição, sendo a diretoria eleita, empossada em seguida, se atingir o quórum eleitoral – 50% dos aptos a votarem + 01.

Em 21 de outubro, foi publicado, no Jornal O ESTADO, edital de convocação para eleição de diretoria para cumprir mandato no próximo triênio 2020/2023. O documento informa que o prazo para inscrição é de 20 dias corridos da data de publicação do edital, conforme rege o estatuto. Confira abaixo.

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL DO SUPREMA

Eleição na pandemia de covid-19

A pandemia de covid-19 mudou a rotina de todo o mundo, e até que ela esteja sob controle, com a descoberta de uma vacina, a população mundial segue com cautela. Diante deste cenário e pensando prioritariamente na vida de seus filiados, funcionários e diretores, a diretoria do Suprema decidiu seguir o curso natural dos prazos para a eleição 2020 e realizá-la de forma virtual.

Seguindo o exemplo de outras entidades, o Suprema contratou os serviços especializados da empresa iGenio Agência Digital, que está desenvolvendo plataforma on line exclusiva e que será usada como instrumento de votação, para que o processo ocorra de forma única e direcionada. Assim, ninguém precisará deslocar-se até o sindicato, correndo o risco de contaminação desnecessária, tendo em vista que o Ceará segue como um dos Estados onde a segunda onda de convid-19 está em crescendo.

É bom deixar claro, que a atual diretoria do Suprema decidiu não mexer nos prazos da eleição e tampouco prorrogar mandato porque a pandemia segue sem datas para algum tipo de controle ou de vacina. Assim, não gostaria de ter o mandato confundido com a apropriação indevida de atividades.

Portanto, a data da eleição permanece em 15 de dezembro, das 08h às 20h. Para votar, todos os filiados em dia com suas atribuições estatutárias devem confirmar com um endereço de e-mail previamente cadastrado no banco de dados da entidade. Se o e-mail estiver desatualizado, o filiado deve entrar em contato com o Suprema para atualização cadastral.