SUPREMA lança Campanha Salarial 2026 com defesa da educação pública e dos direitos previdenciários

O Sindicato Unificado das e dos Profissionais em Educação de Maracanaú (SUPREMA) lançou, na noite desta quarta-feira (28/01), a Campanha Salarial 2026 das e dos profissionais em educação do município. O lançamento ocorreu na Escola Flávio Pontes e marcou o início de um ciclo de mobilização em defesa da valorização profissional, dos direitos previdenciários e da educação pública como um direito coletivo.

A atividade teve início com a exibição de vídeos que resgataram a trajetória do mandato da atual gestão do SUPREMA, evidenciando conquistas, desafios e o compromisso permanente com a inclusão, a defesa dos serviços públicos e a organização da categoria. A mesa de abertura foi composta por Nívia Marques, presidenta do SUPREMA; Elza Sales, vice-presidenta; Marina Vieira, secretária de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Sindicato; e Enedina Soares, presidenta da Fetamce.

Em sua intervenção, Enedina Soares destacou a dura realidade enfrentada por aposentados e aposentadas da educação em todo o Ceará, especialmente após os impactos da reforma da Previdência. A dirigente reforçou a necessidade de manter a luta contra a taxação previdenciária e convocou a categoria para um dia de mobilização unificado, envolvendo sindicatos, profissionais da educação e estudantes, marcado para o dia 4 de fevereiro. Enedina ressaltou ainda que são os sindicatos os principais instrumentos de defesa dos direitos da classe trabalhadora e das gerações futuras.

Sob a condução da presidenta Nívia Marques, o lançamento da Campanha Salarial 2026 reforçou o tema “Se é público e de todas e todos, e a educação também”, apontando que, embora haja conquistas recentes, como o reajuste de 5,4% do piso do magistério, garantido por meio de Medida Provisória do MEC, e o reajuste do auxílio-alimentação após anos sem atualização, os desafios seguem postos. A dirigente destacou que a campanha será permanente ao longo de 2026 e vai além do reajuste salarial, incorporando a luta por melhores condições de trabalho, valorização do PCCR e PCCV, a implementação do percentual de 9,5% para aposentados e aposentadas e o enfrentamento aos retrocessos da reforma da Previdência.

Durante o encontro, a categoria participou ativamente dos debates e aprovou, de forma expressiva, a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2026. A deliberação coletiva reafirmou a unidade das e dos profissionais em educação em torno das principais demandas, como reajuste salarial, valorização da carreira, condições dignas de trabalho e defesa dos direitos previdenciários, fortalecendo o caráter democrático e representativo da campanha.

O SUPREMA reafirmou que a campanha seguirá mobilizando a categoria em defesa dos serviços públicos, dos recursos públicos e da educação de Maracanaú, fortalecendo a unidade das e dos profissionais para avançar na garantia de direitos e na construção de uma educação pública cada vez mais justa e valorizada.