Suprema solicita ao Secretário de Educação de Maracanaú a prioridade dos profissionais em Educação na vacinação contra Covid-19

O Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação no Município de Maracanaú (Suprema) solicitou ao Secretario de Educação, George Valentim, a inclusão dos profissionais em Educação no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. O ofício de solicitação da incorporação da categoria foi protocolado nesta quarta-feira (13 de janeiro).

Para o presidente do Suprema, Pedro Hermano, “a demanda leva em consideração o retorno das aulas presenciais, que apesar do Decreto 4.109/2020 prorrogar as aulas remotas para até 30 de junho de 2021, muitos profissionais da categoria estão tendo que atender demandas presenciais nas escolas”. “Entendemos que os profissionais da saúde estão na linha de frente do enfrentamento à pandemia e têm desempenhado papel efetivo diante da grave crise de saúde pública, mas os professores lidam com muitas vidas nestas atividades extra curriculares”, reforçou o dirigente no documento.

Plano de vacinação

Segundo informações veiculadas na imprensa local e nas redes sociais da Prefeitura de Maracanaú, o Prefeito Roberto Pessoa anunciou a aquisição de vacinas de forma autônoma, e que as doses seriam direcionas, prioritariamente, aos trabalhadores da saúde. Mas ainda não se fala ainda sobre um plano de vacinação municipal.

“O sindicato entende que visando o retorno das aulas presenciais e o deslocamento para atividades presenciais nas escolas, é necessário a inclusão da nossa categoria tendo em vista evitar o adoecimento e à proliferação da contaminação”, aponta Gabriele Abreu, Secretária de Saúde do Trabalhador e Previdência do Suprema.

Já no Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) anunciou como públicos prioritários da campanha de imunização contra a Covid-19 os trabalhadores de saúde, idosos acima de 75 anos de idade, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, população indígena, pessoas com comorbidades, professores, membros das forças de Segurança e salvamento, colaboradores do sistema prisional e população privada de liberdade. Ainda no rol de prioridades estão: população em situação de rua, de trabalhadores do transporte coletivo, transportadores rodoviários de carga e pessoas com deficiência permanente severa.

A quantidade de doses necessárias para a vacinação dos grupos prioritários no Estado é de 2,6 milhões. A meta mínima é vacinar 95% dos grupos prioritários para a vacinação, que corresponde a 643.465 na 1ª fase, 491.072 na 2ª fase, 415.155 na 3ª fase e 1.062.093 nas demais fases, totalizando 2.611.785 pessoas no Ceará.