Suprema acompanha convocação de professores aprovados em último concurso

O Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação de Maracanaú (Suprema) foi procurado, no mês de maio, pelos professores aprovados no Concurso que atende ao Edital 22/2015, de 05 de junho de 2015, para o provimento de vagas de professores nível médio e superior. O motivo do encontro era a preocupação com a expiração do prazo do concurso. Esse edital foi prorrogado até 05 junho de 2019.

Em reunião com a Assessoria Jurídica e a Diretoria do Suprema, ficou acordado que o Sindicato oficiaria o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), bem como a Prefeitura, para esclarecimento acerca do cumprimento imediato das vagas deste certame.

A Prefeitura, em resposta ao Sindicato, informa que das vagas ofertadas, ainda não foram cumpridas: 15 (quinze) vagas da Educação Infantil e 14 (quatorze) vagas de Arte e Educação. Porém ressalta também que das 08 escolas que passarão para a Jurisdição de Fortaleza, o município contará com 174 professores que deverão ser lotados, prioritariamente, no quadro da Secretaria Municipal de Educação (SME). O prefeito Firmo Camurça termina sua resposta dizendo que por tal motivo, não tem previsão para lotar os candidatos aprovados no último concurso.

Conforme orientação da Diretoria, a Assessoria Jurídica apresenta que vai continuar cobrando da Prefeitura a contratação destes 29 profissionais que foram aprovados no último edital. “Vamos pressionar a Prefeitura e o MPCE para que estes profissionais, que não estão pedindo nada além de seus direitos legais, assumam seus postos, mas também há de se observar o prazo final do concurso que foi prorrogado para 05 de junho de 2019. Só após este prazo é que cabe recurso legal”, esclarece o advogado Joufre Montenegro.