Saúde do Trabalhador é destaque em Seminário no Suprema

O Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação de Maracanaú (Suprema) oferece no dia 31 de outubro, das 07h30 às 17h, na sede do sindicato, o Seminário Saúde do Trabalhador. A iniciativa tem como objetivo tratar os males que afetam a saúde dos servidores do município, além de conscientizar e combater as modalidades de assédio moral presente nos locais de trabalho.

O evento se divide em dois momentos. Pela manhã conta com a palestra do psicólogo e professor Antônio Junior Gualberto, abordando o tema Assédio Moral e os transtornos que trazem para a vida de suas vítimas. À tarde, a convidada é Margarida Fontenele, enfermeira do Trabalho do Cerest. A palestrante discursará sobre a importância de manter a saúde nos locais de trabalho em atenção, para que o corpo sempre reaja de forma positiva em outras áreas da vida.

No seminário será lançada, em parceria com a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Ceará (Fetamce), a campanha “Assédio Moral – Eu digo não!”. “Ações como esta podem ajudar as pessoas a descobrirem o significado da expressão ‘assédio moral’, para que possam então combater e denunciar”, afirmou a presidente da Fetamce, Enedina Soares.

De acordo com a presidenta do Suprema, Joana Ferreira, o sindicato vem recebendo diversas denúncias e como não concorda com tais práticas, não pode ficar calado diante de tantos problemas relatados. “É preciso deixar claro o que significa assédio moral, geralmente ele acontece do posto mais alto para o mais baixo, mas também existem os casos de colegas para colegas. Estamos empenhados em resolver esse problema por aqui”, aponta a dirigente sindical.

Com a campanha, o sindicato intensifica a luta pela manutenção de um ambiente de trabalho saudável, com relações interpessoais saudáveis, voltado à proteção do trabalhador. “Não admitimos os excessos cometidos contra os servidores e agiremos para que os responsáveis sejam punidos”, registra Enedina Soares.

O seminário é aberto a todos os profissionais da Educação do município, mas tem inscrições limitadas a 90 pessoas. Para garantir a sua vaga, faça sua inscrição por meio da ficha que foi enviada à sua escola e devolva preenchida para o e-mail: suprema.maracanau@bol.com.br

Reconhecendo o Assédio

Entre as principais reclamações dos trabalhadores estão devolver o funcionário à SME, fazer brincadeiras de mau gosto ou críticas ao trabalhador em público, atribuir erros imaginários ao trabalhador, ou sobrecarga de tarefas, com o fim de prejudicá-lo, submetê-lo a humilhações públicas e em particular, impor horários injustificados, proibir de descansar no intervalo do almoço, entre outros.

A denúncia pode ser feita no Suprema, no MPT ou no Ministério do Trabalho e Emprego, entre outros. É importante que antes de denunciar, o servidor reúna gravações, fotos ou documentos para mostrar que foi assediado, além de buscar testemunhas.