Professores terão 8% de reajuste e mais 4% de progressão

dbe7e6cd9bfd1aabf4d5795ae59fdbc4_XLFoi sancionada a Lei 2.148, de 24 de janeiro de 2014, que estabelece o crescimento salarial dos professores de Maracanaú, conquistada por meio das mobilizações realizadas pelo Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação no Município de Maracanaú (Suprema) na Campanha Salarial 2014. O salário dos profissionais do Magistério terá 8% de reajuste e, com mais 4% de progressão, sendo 2% em julho e mais 2% em outubro, o salário da categoria deve crescer 12% neste ano.

O reajuste de 8% é retroativo a 1º de janeiro e supera a inflação oficial de 2013, que foi de 5,91% segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, calculado pelo IBGE.

Sancionado aumento do vale-alimentação
A Lei 2.147 elevou o auxílio-alimentação dos profissionais do magistério de R$ 9 para R$ 10, que significa um aumento de 11,11% neste direito.

O conjunto de conquistas foi debatido no dia 17 de janeiro, em Assembleia Geral dos profissionais do magistério, que aprovou a proposta negociada entre o Suprema e a Prefeitura de Maracanaú. Outro elemento confirmado foi a redução em um terço da jornada de trabalho para atender as atividades extra-sala, como planejamento.

“Gostaria de esclarecer aos companheiros que tudo o que foi confirmado em assembléia foi fruto de muita batalha, muito embora sendo o reajuste de 8%, tivemos incremento de outros 4% de progressão, que significa 12% no total, além de reajuste na alimentação, chamada de novos professores e o marco histórico do estabelecimento do 1/3 para planejamento, uma das lutas mais estratégicas da categoria e elemento da Lei do Piso do Professor”, avaliou Joana D’arc, presidenta do Suprema.