Saiba como ajudar NA PRESSÃO pela aprovação do Fundeb no Senado

A luta por uma educação de qualidade é de toda sociedade. Sem Fundeb não haverá educação pública para todos. No site NA PRESSÃO você pode pressionar os senadores e ajudar a luta pela aprovação

É preciso manter a mobilização digital para que o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Novo Fundeb) seja votado no dia 18 e aprovado no Senado Federal sem nenhuma mudança. Só assim a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 15/2015, que renova e torna permanente o Novo Fundeb será promulgada pelo Congresso Nacional. O tempo já está curto. O atual fundo vence dia 31 de dezembro deste ano e sem Fundeb milhares de crianças e adolescentes ficarão fora das escolas.

Sindicalistas avaliam que foi a pressão nas redes que fez o texto da relatora, Professora Dorinha Seabra (DEM-TO), ser aprovado em dois turnos na Câmara do Deputados, no último dia 21. A proposta aprovada pelos deputados prevê a ampliação de recursos da União para na educação pública dos estados e municípios, torna o fundo permanente, garante o subsídio para mais de 40 milhões de matrículas de redes estaduais e municipais de ensino em todo país e um piso salarial para os trabalhadores e trabalhadoras da educação.

O #VotaFundeb chegou a ser o 13º assunto mais comentado no mundo no Twitter, diversos deputados gravaram vídeos e publicaram em suas redes se comprometendo a votar a favor do fundo, os sindicatos também pressionaram virtualmente os deputados em suas bases e mais de 20 mil pessoas pressionaram os parlamentares mais de 110 mil vezes pela ferramenta virtual de participação social, política e cidadã da CUT.

Até a ativista paquistanesa, Malala Yousafzai, se manifestou em defesa ao novo fundo. Em reportagem para a BBC News Brasil ela disse que “o Fundeb é fundamental para assegurar um futuro em que todas as meninas brasileiras possam ir à escola, não importa onde vivam”.

Para ajudar na mobilização digital para que o Novo Fundeb seja aprovado também pelos senadores, você pode acessar o NAPRESSÃO e isso pode ser feito com apenas alguns cliques.

Ao entrar na plataforma, você precisa clicar na “Campanha #VotaFundeb”, depois em “pressionar” e escolha um senador, de preferência quem está indeciso ou contra a PEC, e mandar seu recado.

Ao entrar na outra tela, aparecerá “pressione”, aí você só escolhe por qual rede quer pressionar o parlamentar, clique nesta rede e pronto. É só mandar uma mensagem pedindo para que ele vote a favor do Novo Fundeb.

Nas redes sociais, é só usar a hashtag #VotaFundeb ou participar dos tuitaços que acontecem periodicamente. Você pode também mandar uma mensagem direta para um dos três senadores do estado em que mora e lembrá-lo do seu voto antes de pedir o sim dele para o novo Fundeb.

A professora e presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), Ana Cristina Guilherme, disse que é fundamental a pressão pela aprovação da integra da PEC, que trará muitos avanços na educação pública.

“A permanência do Fundeb assegura que a educação pública seja política de Estado e não fique à mercê de governos, garante a valorização de todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação, avança na questão do Custo Aluno Qualidade (CAQ), necessário para a escola pública investir e avançar na qualidade, aumenta o aporte financeiro da União de 12% para 23% e a universalização da educação infantil”, afirma Ana Cristina.

O professor, Secretário-Geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Curimatau e Seridó Paraibano (SINPUC) e presidente da CUT Paraíba, Sebastião José dos Santos, conhecido como Tião, disse que apesar de ter tido a primeira vitória na Câmara temos que superar os obstáculos que vêm pela frente e a vitória será com muita mobilização.

“Nesta semana faremos uma live com os três senadores da Paraíba para que eles vejam a nossa mobilização no estado e ouçam o clamor da sociedade e dos trabalhadores da educação pedindo a aprovação do financiamento da educação. É preciso que eles se sensibilizem e ouçam os seus eleitores”, disse Tião.

O professor e presidente da CUT Sergipe, Roberto Silva, voltou a lembrar da lei que irá regulamentar a PEC e disse que será preciso muita vigilância e pressão do movimento sindical e dos trabalhadores da educação para que o Fundeb passe a valer efetivamente.

“A mobilização deve ser permanente até a aprovação final da PEC e da lei regulamentadora, para que de fato tenha recursos públicos para melhorar a qualidade da educação pública desse país.  E não com recursos da iniciativa privada, como querem alguns parlamentares e o governo de Jair Bolsonaro. Por eles a educação será privada e poucos tirão direitos. #VotaFundeb”, finalizou o dirigente.

Fonte: CUT