Professores de Maracanaú aprovam estado de greve

ato-professores-maracanaOs professores da rede municipal de ensino de Maracanaú declararam estado de greve na manhã desta sexta-feira, 31. A categoria se reuniu em ato que se concentrou na Praça da Estação, no Centro de Maracanaú, e seguiu até o Paço Municipal, onde foi realizada assembleia que aprovou o indicativo de paralisação.

A principal reivindicação é a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) do Grupo Ocupacional dos Profissionais do magistério da Prefeitura de Maracanaú, aprovado em dezembro de 2016, e que deveria ter sido implementado em janeiro de 2017.

Segundo o Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação no Município de Maracanaú (Suprema), a prefeitura fez mudanças no texto da lei durante sessão extraordinária da Câmara do município, no dia 27 de dezembro passado, alterando o prazo acordado para implementação total do dispositivo. Com a mudança, a prefeitura não teria limite de tempo para implementar o plano.

O sindicato também reclama que o plano, como está, limita os recursos a serem investido nas progressões e nas promoções dos professores a apenas 2% de todos os gastos com pessoal e encargos sociais da Secretaria de Educação do município. A expectativa da categoria é a de ter um encontro para negociar com a prefeitura.

Os profissionais também juntam-se ao protesto contra terceirizações e reforma da Previdência, marcado para a tarde desta sexta-feira em Fortaleza.