Obras no 4º Anel Viário causam transtornos aos professores de Maracanaú

A duplicação do 4º Anel Viário, na Pajuçara e seu entorno, com certeza é para melhoria do tráfego da região, onde milhares de motoristas passam por ali diariamente, transportando pessoas ou mercadorias, porém a atual situação dos desvios naquela região está causando diversos transtornos a todos, sobretudo aos professores da rede pública de ensino de Maracanaú.

Diante do lamento destes profissionais, que sofrem com a lentidão do trânsito, o que resulta no consumo excessivo de combustível, ainda sofrem com arrastões e assaltos, devido à má iluminação e falta de segurança, o Sindicato Suprema procurou o Deputado Estadual Júlio César Filho (Julinho), na perspectiva de que interceda pela população e trabalhadores locais, além dos vários motoristas de veículos pesados que por ali transitam. O Deputado se prontificou em ajudar, e discorreu sobre o tema hoje (quarta, 14 de novembro) no Plenário da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE).

Segundo relatos que chegaram ao Suprema, os (as) professores (as) que moram em Fortaleza e na área metropolitana estão sendo muito prejudicados por conta dos desvios da obra, tendo que sair pelo menos 40 minutos ou uma hora mais cedo, além do normal, que já é cedo, e estão levando de 45 minutos, pelo menos, a duas horas para retornarem às suas casas, a depender da localização.

Relatos contam ainda que o congestionamento é um verdadeiro caos. Uma quantidade imensa de veículos conta com apenas uma única rua, inclusive pouco iluminada à noite, buscando sair pelo desvio da Pajuçara. Se não for isso, é preciso dar a volta pelo outro acesso do Anel Viário próximo ao Conjunto Industrial. Esse caminho está totalmente rodeado por mato e com pouquíssima iluminação também.

Sindicato, transeuntes e motoristas compreendem e esperam há muito tempo pelos benefícios desta obra, e o que se pede apenas é que sejam pensadas alternativas de escoamento do trânsito, porque as apresentadas até agora, infelizmente, não foram pensadas de forma muito estratégica.

“O trânsito é selvagem! É um Deus nos acuda! Os motoristas invadem a preferencial, uns querendo tomar a frente de outros e somado a isso a extrema lentidão nos horários de picos, causam alguns acidentes, sem mencionar o que se gasta de combustível”, relata uma professora que passa diariamente pelo local.

A obra propicia casos de violência, como assaltos à mão armada. Essa semana ainda foi matéria do noticiário local, que duas pessoas foram presas aproveitando-se desses momentos de intensa, porém lentidão no tráfego.

Diante do exposto, solicitamos que as autoridades locais tomem providência reais e imediatas de modo a melhorar a insegurança e a instabilidade do local. O Deputado Julinho, que foi procurado pelo Suprema, já conversou com o Comandante do 14º Batalhão, responsável pelo policiamento da área e com o Comandante da Polícia Rodoviária Estadual. Ambos comandantes se comprometeram em enviar patrulhamento ostensivo para a área.

Veja abaixo o vídeo do Deputado Julinho acerca da solicitação do Suprema:

Pronunciamento desta quarta-feira (14/11) sobre as obras do 4° Anel Rodoviário.

Publicado por Júlio César Filho em Quarta-feira, 14 de novembro de 2018