Carta ao Povo de Maracanaú – Greve dos Professores

Suprema-Logo-NewsO Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação no Município de Maracanaú (Suprema) vem a público informar que os professores e demais profissionais da educação da cidade iniciarão no próximo dia 24 de fevereiro, quarta-feira, greve em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade e de uma carreira digna, que reconheça o importante papel que os funcionários da educação têm na vida da população maracanauense.

O que levou à greve foi a Prefeitura de Maracanaú não ter atendido os direitos dos professores que lutam por 11,36% de reajuste salarial mais as perdas salariais dos últimos anos, reajuste do vale alimentação, reajuste dos secretários escolares; recursos do antigo Fundef para a educação; fim dos sábados letivos; e renovação do plano de carreiras e do estatuto do magistério.

Além disso, a prefeitura acumula muitas dívidas com os servidores, pois não implementou os direitos previstos no Plano de Cargos e Carreiras, deixou de oferecer as licenças a que todos os profissionais têm direito – nem vem pagando estas em forma de pecúnia (dinheiro).

Os servidores querem ver avanço nas negociações, com um pacto para a construção de uma educação de mais qualidade, revertendo a situação atual, onde encontramos escolas, creches e demais equipamentos públicos com péssimas condições de funcionamento. Quem sofre diretamente com essa situação são os trabalhadores e estudantes dessas instituições e, num olhar mais amplo, todo o povo de Maracanaú, que terá seus filhos formados de forma precária.

Por fim, convidamos todos a se juntarem na luta iniciada pelos professores e demais profissionais das escolas. Essa batalha não é só nossa, mas de todos aqueles que desejam um país digno e uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Participe de nossa agenda de greve:

  • 24 de fevereiro (quarta-feira) – Ato na Câmara Municipal de Maracanaú – 8 horas;
  • 25 de fevereiro (quinta-feira) – Ato em frente a Secretaria de Educação com passeata pelo Centro – 8 horas;
  • 26 de fevereiro (sexta-feira) – Ato na CE 060, em frente a CEASA – 8 horas;
  • 29 de fevereiro (segunda-feira) – Café comunitário no Gabinete do Prefeito, com apresentação de teatro de rua – 8 horas;
  • 01 de março (terça-feira) – Realização de blitz em 4 localidades: Cemitério Municipal; Hospital de Maracanaú; North Shopping; e CEASA – 8 horas;
  • 02 de março (quarta-feira) – Assembleia de avaliação do andamento da greve e definição de novo cronograma de atividades – Local a definir – 8 horas.
  • De 24 de fevereiro a 02 de março – No período da TARDE – Mobilizações nas 6 regionais ou zonais de Maracanaú