Suprema e SME discutem calendário de reposição da greve

A diretoria do Suprema Maracanaú esteve reunida com o Secretário de Educação, Marcelo Farias, na quinta-feira (23), na Secretária Municipal de Educação – SME, para discutir a reposição do calendário letivo de 2017, por conta da greve dos professores, que durou 46 dias.

No encontro, o secretário reafirmou que a SME enviou uma orientação às escolas como o órgão responsável por apontar caminhos e da necessidade de gerenciar este momento, mas que o texto enviado se trata apenas de uma sugestão, ou seja, as escolas têm autonomia para decidir o melhor calendário, podendo acatar ou construir outra proposta.

Marcelo Farias lamenta se por algum motivo os gestores tenham tido outro entendimento ou ainda, estejam agindo de forma diferente das orientações da SME.

Também foi acordado na reunião, a assinatura de um termo entre a Secretaria e o Suprema, que ratifique a autonomia das escolas para a elaboração do calendário de reposição, mas que respeite os direitos dos alunos, e que garantam as 800 horas de aulas, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB.

O Suprema aguarda o documento assinado. Após recebimento, o termo será divulgado nos canais de comunicação da entidade, para que todos tomem conhecimento. Enquanto isso, a diretoria do sindicato cumpre agenda de visitas às escolas para esclarecimentos sobre o calendário de reposição da greve.

“Desde já solicitamos tranquilidade à categoria e aos gestores para que possamos superar este momento com a devida serenidade. Fizemos um movimento grevista da maior magnitude, com repercussão internacional e conseguimos êxito no final, portanto não vamos tirar o brilho da nossa vitória na hora de elaborarmos um calendário de recuperação. Sejamos sensatos, tolerantes, sem, no entanto, abrirmos mão dos nossos direitos e garantindo os direitos dos nossos alunos”, pondera Vilani Oliveira, secretária de formação e política sindical do Suprema.